viva!

Guarabira, Nicodemos e o Santuário de Frei Damião! - Rui Galdino Filho

 

unnamed

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Hoje, o assunto é diferente e muito sério. Já imaginou alguém querer “brigar” com Deus? É muita coragem ou muita loucura! Pois bem. No penúltimo sábado, 23 de julho, viajei com a família para visitar amigos e familiares na cidade de Guarabira-PB. Foi um dia maravilhoso, com boas conversas, boas comidas, e uma cachacinha para relaxar.

Anoiteceu, e resolvemos dormir em Guarabira, para só retornar no outro dia. Dormir em Guarabira, não estava previsto em nossa agenda, porém, aconteceu. Chegou o domingo, 24 de julho, e antes de retornar para a capital, decidimos ainda no café da manhã, visitar o Santuário de Frei Damião, no alto da serra. Local muito bonito e de uma visão extraordinária da cidade de Guarabira e região. Um local encantador e que eu já conhecia.

Aquele Santuário, foi idealizado pelo Monsenhor Nicodemos, que foi pároco muito tempo daquela cidade. Paraibano de Dona Inês, Nicodemos, teve uma visão e idéia extraordinária, e com muita luta, esforços e união com outras pessoas, conseguiram construir o Santuário. Não sei por onde anda o Monsenhor Nicodemos, faz muito tempo que não a vejo, o que sei, é que o Monsenhor, é um homem de Deus, e tinha uma grande amizade com Frei Damião. Aproveito a oportunidade do assunto, para sugerir à cúpula do Clero brasileiro e ao Papa Francisco, que tragam de volta o Monsenhor Nicodemos para Guarabira, e desta vez, na condição de Bispo, ou até mesmo, para ser Bispo da Paraíba, ele merece e o estado da Paraíba também.

No Santuário de Frei Damião, muita gente da região e de estados vizinhos passeando, visitando, batendo fotos, assistindo missas, uma boa feirinha de artesanatos e comidas típicas para todos os gostos e preços. Logo na entrada, a cobrança de estacionamentos para carros e motos. O dinheiro do estacionamento, é para a igreja local recuperar e manter o Santuário em ordem.

No percurso para o Santuário, muita sujeira e mato à vontade. As quinze estações da Via Sacra, muito bonitas e localizadas em pontos estratégicos, porém, mal conservadas, precisando de no mínimo, uma pintura decente. Vale ressaltar, que a querida cidade de Guarabira, terra natal da minha esposa, não tem atividades turísticas, porém, tem um ponto turístico que eu reputo ser da maior importância, que é o Santuário de Frei Damião, que representa o turismo religioso, além da Festa da Luz.

Guarabira, precisa e merece muito mais desenvolver o seu turismo. Tem potencial para isso, sim, é só alguém com olho clínico e sem politicagem, procurar desenvolver esse caminho. A cidade é bela e tem um povo bastante acolhedor. Considerada a capital do brejo paraibano, Guarabira, tem um bom comércio, tem um lindo shopping, boas faculdades, hotéis, empresas, indústrias, uma boa atividade agropecuária, sítios, granjas e fazendas, etc, etc, etc …

O Santuário de Frei Damião, é um local belíssimo, de muita paz e fé. Claro, que precisa ser melhor conservado, porém, não é cobrando estacionamento, que vão resolver o problema. Alí, a ação de conservação e divulgação daquele belo Santuário, precisa ser bem maior e melhor planejada. Igreja, comércio, empresas, prefeitura, estado, união, etc, precisam dar as mãos, e tornar aquele Santuário conhecido no mundo todo, sendo inclusive, parada obrigatória para quem visita a Paraíba e gosta do turismo religioso.

Alí, deveria ter um teleférico, ligando a cidade ao Santuário. Alí, deveria ter missas e eventos todos os dias, e não apenas aos domingos. E alí, é o local onde o corpo do saudoso Frei Damião, deveria ter sido sepultado. Não sei se é verade, porém, dizem até, que Frei Damião, em uma de suas missões por Guarabira, chegou a dizer que queria ser enterrado naquela cidade. Já pensou?

O fato, é que Frei Damião, foi sepultado no bairro do Pina, na cidade do Recife-PE, local onde ele morava e viveu seus últimos dias. Porém, nada impede, que os restos mortais de Frei Damião, sejam transladados para o Santuário que leva seu nome, na cidade de Guarabira. Caberá às nossas autoridades eclesiásticas, políticas e outras mais, lutarem por isso, e acreditarem que é possível. E aí, o Santuário, teria uma outra dimensão e importância, tanto para Guarabira, quanto para a Paraíba.

Lá em Recife, o corpo de Frei Damião, não tem a devida visibilidade e importância que teria se estivesse no Santuário de Guarabira. Eu sei que isso é duro de dizer, porém, é a pura realidade. Estive lá e não tinha ninguém, só eu e minha esposa. Um desperdício extraordinário! Não que Recife e os pernambucanos não mereçam o corpo de Frei Damião por lá. Nada disso! Porém, se fosse no Santuário de Guarabira, a história seria bem diferente e muito mais emocionante.

Povo querido de Guarabira, vamos lutar para trazer os restos mortais do saudoso Frei Damião, para o Santuário da capital do brejo. Já conversei com Deus sobre isso, através de minhas rezas e orações. Inclusive, com todo respeito, cheguei até a “brigar” com Deus, por não entender os “porquês”, de muitas coisas que tem acontecido em nosso estado e outras que deixaram de acontecer, entre elas, os restos mortais de Frei Damião, que ainda não estão em Guarabira.

VIVA O SANTUÁRIO DE FREI DAMIÃO EM GUARABIRA !