O governo anterior, comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, desembolsou R$ 449.000 para uma campanha publicitária com foco no enfrentamento à violência contra a mulher que contratou dez influenciadoras digitais para fazerem, no total, 55 stories para o Instagram. Dentre as escolhidas estão Thais Fersoza e Andressa Suíta, esposas de Michel Teló e Gusttavo Lima, respectivamente.
De acordo com informações do jornal Metrópoles obtidas via Lei de Acesso à Informação, o valor foi desembolsado para que elas publicassem stories no Instagram, recurso que tem a duração de apenas 24 horas.
A campanha em questão foi realizada em novembro de 2019 e cada influenciadora contratada recebeu uma demanda de vídeos e uma quantia diferente em relação ao pagamento. Confira a lista de personalidades da internet e quanto cada uma recebeu pelo trabaho.
- A atriz Thais Fersoza recebeu R$ 92 mil para publicar sete stories no Instagram;
- A modelo Flávia Pavanelli recebeu R$ 42.900 para publicar quatro stories no Instagram e dois posts no Twitter;
- A ex-BBB Mariana Felício recebeu R$ 5.952,40 para publicar sete stories no Instagram;
- A empresária Mari Maria recebeu R$ 48.600 para publicar quatro stories no Instagram e um vídeo no YouTube;
- A empresária Shantal Verdelho recebeu R$ 28.600 para publicar sete stories no Instagram;
- A influencer Andressa Suita recebeu R$ 70.000 para publicar sete stories no Instagram;
- A ex-BBB Juliana Goes recebeu R$ 18.750 para publicar sete stories no Instagram;
- A influenciadora cristã Fabiola Melo recebeu R$ 42.900 para publicar um storie no Instagram e um vídeo no YouTube;
- A youtuber Taciele Alcolea recebeu R$ 64.300 para publicar quatro stories no Instagram e um vídeo no YouTube;
- A empresária Nina Secrets recebeu R$ 35.000 para publicar sete stories no Instagram.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, os influenciadores que participam das diversas campanhas sociais promovidas pelo governo são contratados pelas agências de propaganda de acordo com a estratégia de cada ação.
“Convém esclarecer que no processo de desenvolvimento e execução de campanha publicitária, a negociação com influenciadores ocorre no âmbito da agência responsável pela execução de cada campanha, dentro da respectiva estratégia de cada ação. Nos contratos, encerrados em maio de 2022, coube às agências a subcontratação de fornecedores de serviços especializados dos citados influenciadores digitais”.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: O Tempo