Atempestade surgiu na semana passada por causa de uma enorme explosão na atmosfera do Sol, conhecida como erupção solar. As partículas carregadas dessa erupção atualmente estão se dirigindo para nosso planeta.
A tempestade magnética de classe G1 chegará à Terra dia 14 ou 15 de março, informa o Centro de Previsão de Clima Espacial da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (SWPC NOAA, nas siglas em inglês).
De acordo com o comunicado do Centro, a tempestade magnética pode causar flutuações nas redes elétricas e auroras visíveis em altas latitudes, bem como um “impacto menor” no funcionamento de satélites.
Segundo indica o jornal Mail Online, o temporal coincide com o fenômeno de formação de ‘fissuras’ no campo magnético da Terra durante o equinócio de primavera que ocorre a cada 20 de março.
Estas rachaduras diminuem a proteção natural de nosso planeta contra as partículas carregadas provenientes de erupções solares. Com o campo magnético enfraquecido, as partículas podem também afetar voos comerciais e causar erros nos sistemas GPS, comunica o Mail Online. Com informações do Sputnik Brasil.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Fonte: Notícias ao Minuto
Créditos: –