Entretenimento

Fisioterapeutas levam saúde à praças da zona sul da capital

Um projeto dos fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Distrito Sanitário III vai levar às praças orientações à população sobre exercícios para a melhoria da qualidade de vida. A primeira atividade do projeto denominado Qualifisio aconteceu nesta quinta-feira (27) em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Cidade Verde, reunindo moradores da região.

O objetivo do projeto é orientar o usuário do serviço público de saúde sobre técnicas para serem realizadas em casa para auxiliar em suas necessidades patológicas e funcionais. “A equipe do Nasf está valorizando a promoção da saúde nas praças, fazendo com que as pessoas experimentem os espaços que vão além das casas e das unidades de saúde”, afirmou Kalígia Deininger, diretora do Distrito Sanitário III.

nasf

No primeiro encontro, os fisioterapeutas orientaram os participantes sobre o alívio da dor. Para a aposentada Maria Joali, usuária da USF Nova Esperança, as atividades vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. “A gente fica num ambiente ao ar livre e podemos conversar e tirar nossas dúvidas com os fisioterapeutas e toda a equipe”, disse.

De acordo com uma das fisioterapeutas do Distrito Sanitário III, Ana Tereza, o grupo formado por 16 profissionais surgiu devido à alta demanda de encaminhamentos para fisioterapia ambulatorial no território de cobertura. “O Qualifisio tem como missão o aumento da resolutividade e apoio às necessidades das equipes de saúde da família por meio do compartilhamento do cuidado e da educação em saúde na atenção primária”, afirmou.

 

O PROJETO

O Qualifisio funcionará por meio de cursos apresentados em módulos com temas relacionados às demandas fisioterapêuticas mais comuns no território de cobertura do distrito sanitário. Os encontros acontecerão de forma itinerante pelas praças do território. O primeiro módulo terá início no dia 11 de setembro e terá como tema Analgesia e Fitoterapia. As inscrições já estão abertas na USF Integrada Cidade Verde e qualquer pessoa pode participar.

 

NASF

Compartilhar e apoiar as práticas em saúde a fim de aperfeiçoar o serviço ofertado à população é uma das principais funções dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Ao todo, a rede municipal de saúde conta com 179 profissionais de diversos núcleos específicos da área de saúde, distribuídos nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Criado em 2008 através da Portaria n°154 do Ministério da Saúde, o Nasf é formado por equipes multiprofissionais compostas por educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos e farmacêuticos.

Regulamentado pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, as equipes multiprofissionais atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), mas também com as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

 

Secom