tradição

FIM DE UMA ERA: Crise faz a tradicional Rádio Globo de SP fechar as portas

A partir do dia 1º de junho de 2020, o Grupo Globo passa a ter uma única emissora de rádio em São Paulo, a CBN (90.5 FM), voltada a jornalismo.

A Rádio Globo anunciou nesta terça (12) que encerra a sua operação em São Paulo no próximo dia 31, na frequência 94.1, em FM.

Com isso, “fecha o ciclo de desmobilização da rede de transmissão para todo o Brasil”, afirmou em nota. Justifica a decisão dizendo estar com “foco no Rio” desde julho do ano passado.

– Para seguir avançando, a Rádio Globo entende que é fundamental fortalecer a sua grade local e apoiar a vibração da cultura carioca para a evolução do atual modelo de negócios – acrescenta.

Inicialmente apenas na frequência 1.100 AM, também abandonada, em fevereiro passado, a emissora estreou em São Paulo em maio de 1952 como Rádio Nacional de São Paulo e ficou conhecida por revelar inúmeros talentos para a comunicação do país, como Silvio Santos e Hebe Camargo.

Por exigência do Governo Federal, que registrou para si o nome Rádio Nacional, a emissora passou a se chamar Rádio Nacional Globo em 1977 e Rádio Globo Nacional em 1978, até adotar em 1979 o nome atual.

Em 2017, já havia mudado de formato para priorizar música e o sinal FM.

O Grupo Globo passa a ter uma única rádio na cidade a partir de junho, a CBN (90.5 FM), voltada a jornalismo.

No Rio, informa a nota, a Rádio Globo “passa a reproduzir totalmente o comportamento dos jovens [da cidade] na frequência 98.1 FM, e fortalece a identificação já criada com o público carioca”.

Na frequência FM desde 2017, a emissora de rádio em São Paulo

Confira a íntegra da nota:

No próximo dia 31 de maio, a Rádio Globo encerra a sua operação em São Paulo no FM 94.1 e fecha o ciclo de desmobilização da rede de transmissão para todo o Brasil.

Com foco no Rio de Janeiro desde julho do ano passado, com a programação voltada ao público jovem popular, a Rádio Globo teve um crescimento expressivo de audiência não só na capital, como na Baixada Fluminense e Região Metropolitana. Para seguir avançando, a Rádio Globo entende que é fundamental fortalecer a sua grade local e apoiar a vibração da cultura carioca para a evolução do atual modelo de negócios.

A partir de 1° de junho, a Rádio Globo passa a reproduzir totalmente o compartilhamento dos jovens do Rio na frequência 98.1 FM, e fortalece a identificação já criada com o público carioca. Entre uma música e outra, o jornalismo cumpre a missão de apresentar informações relevantes ao vivo diariamente, e o esporte continua levando emoção aos apaixonados com a equipe do Futebol Globo CBN, mesmo com todas as competições adiadas.

Fonte: da Redação, com Folha de S. Paulo
Créditos: da Redação, com Folha de S. Paulo