Três filmes paraibanos foram inscritos no primeiro turno do Grande Prêmio Brasileiro de Cinema 2020, realizado pela Academia Brasileira de Cinema. O drama “Ambiente Familiar” e o terror “A Noite Amarela” foram selecionados na categoria Longa-metragem Ficção e “A Ética das Hienas” na categoria Curta-metragem Ficção.
“Foi uma grata surpresa saber que o filme estava concorrendo. Eles insistiram que a gente inscrevesse o filme… tem tanto filme que teve uma visibilidade, uma projeção lá fora. Após a conclusão do filme, para exibição em circuito, você precisa de uma grana para dar essa visibilidade de mídia, para fazer o público frequentar as salas e assistir o filme. A gente não teve isso, mas a gente teve essa franca oportunidade”, relata o diretor de Ambiente Familiar, Torquato Joel.
“Ambientar Familiar” discute o conceito de família a partir de três amigos que moram juntos. É estrelado por Alex Oliveira, Fagner Costa e Diógenes Duque e tem participações de Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Soia Lira.
O artista relata a indicação com alegria, pois o filme conseguiu quebrar o circuito comercial do cinema brasileiro, que é muito fechado. Ele também ressalta a participação muito significativa de um elenco de grandes atores e atrizes paraibanas, além dos três personagens principais, que foram inspirados em vidas reais. “Acho que já valeu demais chegar aqui onde a gente chegou. Foi um filme feito com pouco recurso, com fundo do edital Walfredo Rodriguez e foi feito muito na garra”.
Fonte: G1
Créditos: G1