Cultura

Filmes brasileiros e de mais dez países estão no 1º Festival Internacional de Cinema de João Pessoa

A 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) recebeu inscrições de filmes brasileiros e de diversos países, como Estados Unidos, Áustria, Espanha, Portugal. O evento, que é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e acontece de 26 a 30 de agosto, tem 127 projetos inscritos para o ambiente de mercado, além de 379 filmes, sendo 55 longas-metragens e 324 curtas.

A 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) recebeu inscrições de filmes brasileiros e de diversos países, como Estados Unidos, Áustria, Espanha, Portugal. O evento, que é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e acontece de 26 a 30 de agosto, tem 127 projetos inscritos para o ambiente de mercado, além de 379 filmes, sendo 55 longas-metragens e 324 curtas.

“O Festival Internacional de Cinema de João Pessoa tem um caráter muito especial para nós, não só pelo fato do seu ineditismo, mas porque queremos construir em João Pessoa uma nova política para o audiovisual da cidade”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele afirmou que é muita clara a potencialidade criativa e produtiva do cinema e que é preciso estimular novas linhas de atuação no sentido de abrir frentes de mercado e de negócios para que os produtores locais possam dialogar com outros sistemas produtivos e se capacitarem para disputa de mercado nacional e internacional.

“Construímos, junto com o prefeito Cícero Lucena, a ideia de um festival que pudesse agregar um valor e uma lógica de mercado para o nosso audiovisual de indústria. Atraímos tantos players, importantes empresas do cenário nacional e internacional. Também estamos construindo parcerias com a Embaixada da França, empresas de produção da Argentina, Colômbia, no sentido de capacitar o nosso audiovisual para novos voos, novas conquistas”, acrescentou Marcus.

O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, também comemora. “Esses números mostram que o FestincineJP já nasce grande. São números que demonstram como a produção paraibana, nacional e internacional é pujante, que vem superando as adversidades e retomando as grandes telas e os encontros presenciais. As expectativas e esperanças só crescem. Serão ótimos momentos a serem vividos. Viva”.

Filmes inscritos – Considerando os longas, o Brasil inscreveu 50 filmes, dos quais, nove da Paraíba. Porém, outros países também enviaram suas produções, sendo Chile, Argentina e Colômbia com uma inscrição cada, e Espanha, com duas.

Em relação aos curtas, foram 309 inscritos, só do Brasil, sendo 42 da Paraíba. Os demais foram de Portugal (1), Cuba (2), Argentina (6), Estados Unidos (2), Áustria (2), Bolívia (1) e Paraguai (1).

No ambiente de mercado, estão incluídos projetos de ficção, documentário, animação e factual nos formatos de filmes de curta, média e longa-metragem, além de série, programa de tv e variedades. Já na categoria de obras fílmicas, constam curtas e longas-metragens brasileiros e/ou internacionais.

Festival – O FestincineJP foi lançado no dia 15 de julho e contará com exibição de filmes em sessões gratuitas, encontros e oportunidades de negócios para o mercado audiovisual. O Festival inclui produção, mesas de negócios entre os diretores e as principais produtoras de cinema do país e até do exterior, com rodadas de negócios com os principais players da produção nacional e internacional.

Os players participantes são: Canal Brasil, Prime Box Brasil, Grupo Belas Artes, Globo Filmes, Paramount Pictures, Warner Bros. Discovery, The Walt Disney Company Brasil, Sony Pictures, Hungry Man, Giros, Carnaval Filmes, Sentimental Filme, Pacto Filmes, Moonshot Pictures, Vitrine Filmes, Têm Dendê Produções, Boutique Filmes, O2 Play, Conspiração, Maria Farinha Filmes, Fistaile, DOCSP, Globo News e TV Cabo Branco.

A ideia é difundir o cinema mundial para a população de João Pessoa e incentivar o mercado audiovisual da Paraíba e arredores. Será também o momento de lançamento de políticas públicas estruturantes para o mercado audiovisual local como a Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa e a JP Film Comission.

Fonte: Prefeitura de João Pessoa
Créditos: Polêmica Paraíba