A falta de sexo faz mal para a saúde física e mental. Estudos indicam que a ausência de atividade sexual pode resultar em sintomas como mau humor, baixa autoestima, e até problemas cardiovasculares. O sexo, além de proporcionar prazer, exerce funções importantes para a manutenção da saúde e do bem-estar. A falta de sexo não é apenas uma questão de prazer, mas um fator importante para a saúde geral.
O sexo regular contribui para a saúde do coração, a produção hormonal, a perda de peso, a aparência da pele, a autoconfiança, a função cognitiva e a prevenção de disfunções sexuais.
O que a falta de sexo pode causar no seu corpo
Redução da libido, dores de cabeça e aumento do estresse são apenas alguns dos problemas que a ausência do sexo podem causar no seu corpo
Confira alguns prejuízos que a abstenção sexual pode trazer para o organismo:
Deixa o sistema imunológico mais vulnerável
A prática de relações sexuais contribui para o estímulo do sistema imunológico, diminuindo os riscos do indivíduo pegar uma gripe ou resfriados. Por isso, deixar de fazer sexo aumenta o risco de contrair infecções.
Reduz a flexibilidade
Se você anda sentindo muitas dores no corpo ou dificuldades em realizar tarefas cotidianas, pode existir uma simples explicação: falta de sexo. Quanto mais uma pessoa fizer sexo, mais saudável o organismo dela será. A relação sexual proporciona um relaxamento dos músculos, aumentando a flexibilidade. Desta forma é comum sentir dores no corpo quando se volta a fazer sexo.
Risco maior de problemas de próstata e diminuição da elasticidade veginal
Para os homens, por exemplo, a falta prolongada de ejaculação pode estar associada a um risco maior de problemas de próstata. Nas mulheres, a ausência de atividade sexual pode causar a diminuição da elasticidade vaginal, o que pode gerar desconfortos em relações futuras.
Efeitos na mente
Além dos impactos físicos, a abstinência sexual também pode afetar o emocional, especialmente em casais. A falta de sexo em relacionamentos de longo prazo pode prejudicar a intimidade e gerar desconexão entre os parceiros. Isso pode diminuir a autoestima, gerar frustrações e, em casos mais graves, até afetar a qualidade do relacionamento