Evento de música clássica fomenta cultura junto as classes menos favorecidas, diz diretor

Todos os concertos têm entrada franca

mauricio

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, participou do programa “Debate sem Censura” na tarde de hoje e falou sobre o Festival Internacional de Música Clássica, realizado pela segunda vez na capital do Estado. Burity garantiu que o sucesso da primeira edição ocasionou a realização do evento este ano.

De acordo com Maurício, o evento traz a João Pessoa grandes nomes e expoentes da música erudita em concertos, aulas e palestras entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro: “São 20 concertos de música de câmara com os instrumentistas e 16 masterclasses com professores consagrados em seus instrumentos, que são também estrelas nos concertos. Os concertos acontecerão na parte da tarde e noite e os encontros, realizados pela manhã, numa excelente oportunidade de troca de experiências com grandes referências da música clássica”, disse.

Burity destacou satisfação da Prefeitura de João Pessoa pela realização festival, tendo em vista que leva um estilo de música elitista às camadas populares da população: “É um evento que é feito para a população de todas os gêneros e todas as classes sociais”.

A abertura do festival será na Praça do Povo do Espaço Cultural. Durante sete dias, igrejas históricas de João Pessoa, a exemplo das Igrejas da Misericórdia, Baptista, São Bento, do Carmo e São Francisco, vão receber músicos renomados da Holanda, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Suíça, Israel, Itália, Japão, França, Ucrânia e Alemanha. Já as masterclasses serão ministradas no Espaço Cultural.
O festival, além de difundir a cultura, o evento tem o objetivo de “fomenta o turismo da região, gerando grande movimento de visitantes nos hotéis, pousadas e restaurantes. Em sua primeira edição, mais de 100 mil pessoas assistiram aos espetáculos e exploraram a cidade”, destacou o diretor. Ele informou que todos os concertos têm entrada franca.

Polêmica Paraíba