O Nordeste é marcado pelo calor e pelo sol intenso. No entanto, o que muita gente não sabe é que algumas cidades do interior da região também enfrentam temperaturas muito baixas, em torno de 10ºC, o que dá a elas um ar de “Europa tropical”. Essa imagem acaba se revertendo positivamente, pelo aumento no número de visitantes ou de pessoas das capitais que se mudam para lá em definitivo, buscando paz e sossego. E motiva as prefeituras locais a promoverem festivais de inverno com boas atrações musicais e culturais.
Confira:
Mar Vermelho
Mar Vermelho é um município situado a 732 metros de altitude, no noroeste do estado de Alagoas. A cidade é a mais fria do estado, e, por isso, é apelidada carinhosamente de “Suíça alagoana”. O clima predominante no local é de ar seco, e baixas temperaturas, que podem chegar a 10ºC em alguns períodos do ano. Procure sua passagem em decolar passagens aéreas e conheça esta linda cidade!
Piatã
Piatã não é somente o município mais alto da Bahia, mas também a mais alta cidade serrana de todo o Nordeste. Situada na região da famosa Chapada Diamantina, a cidade se encontra a incríveis 1.200 metros de altitude.
Conhecida como a “Terra do Café”, Piatã é famosa entre os amantes de uma boa xícara da bebida. Quando comprar sua passagem para Salvador, considere este destino!
Areia
Areia é mais uma cidade serrana do Nordeste que chama a atenção pelas baixas temperaturas. Devido à localização do município, em alguns dias de inverno, uma leve neblina chega a cobrir a cidade. Durante o ano todo Areia é uma cidade com clima ameno.
No entanto, a partir de maio o frio começa a chegar. O local registra temperaturas próximas a 12ºC nessa época do ano.
Gravatá
Localizada no Planalto de Borborema, Gravatá fica a 447 metros de altitude, sendo uma das cidades mais frias da região. O outono e o inverno costumam ser rigorosos na cidade localizada em pleno agreste pernambucano.
O município situa-se em uma região em que a natureza é bem preservada, e registra até 10ºC em alguns momentos do ano. A cidade é um destino muito visado por turistas de todo o Brasil.
Garanhus
Está a 230 km de Recife e a 842 metros de altitude, sendo que alguns pontos, como o Monte Magano, ultrapassam os mil metros. No inverno, a temperatura média fica em torno dos 16°C e a cidade organiza o Festival de Inverno de Garanhuns.
Triunfo
Com mais de mil metros de altitude, é a cidade mais alta do estado. Em pleno sertão nordestino, Triunfo apresenta temperaturas que podem chegar a 11°C durante os meses de inverno.
Vitória da Conquista
Sua altitude média fica em torno dos 900 metros, chegando a 1.100 metros nos pontos mais altos. Seu clima tropical de altitude faz com que, em alguns dias do ano, as temperaturas fiquem abaixo dos 10°C.
Guaramiranga
Fica na Serra de Baturité, região serrana do estado, a 800 metros acima do nível do mar. A cidade é conhecida como a Suíça do Ceará e é bem diferente do resto do estado em vários aspectos. Durante o Carnaval, Guaramiranga organiza seu famoso Festival de Jazz e Blues.
Martins
A cidade, conhecida como a Campos do Jordão do Rio Grande do Norte e como a princesa serrana, apresenta um agradável clima de montanha. A mais de 700 metros de altitude, Martins apresenta, no inverno, temperaturas em torno dos 15°C. Muitos turistas visitam a cidade para aproveitar o clima e curtir seu Festival Gastronômico.
Simão Dias
Em Sergipe, a cidade de temperaturas mais baixas é Simão Dias, que apesar dos seus 250 metros de altitude, fica no centro-sul do estado, junto à divisa com a Bahia e na área conhecida como “Polígono das Secas”. Ali, a temperatura mais baixa é de 12ºC.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba