Ao menos dez prefeituras paraibanas que que vão pagar cachês milionários a artistas durante as festas de São João, estão na lista dos municípios onde foi decretado estado de emergência devido a estiagem.
Na relação das cidades que devem gastar dinheiro nos festejos juninos mesmo após decretar estado de emergência, estão: Pombal, Santa Luzia, Puxinanã, Araruna, Tavares, São José de Princesa, Manaíra, Queimadas, Santa Cruz e Olho D’Água.
O Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB) alertou que os municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública não poderão realizar festas de São João neste ano. A orientação foi dada pelo procurador-geral do MPC-PB, Bradson Camelo.
De acordo com o procurador, o MPC-PB irá fazer uma varredura e investigar quais os municípios que estão realmente em estado de emergência e disse que onde houver decreto não pode haver festa.
Bradson informou que após esse mapeamento, serão emitidas notas técnicas com recomendações para limitar os gastos com as festas juninas.
Com o decreto, o poder executivo fica autorizado a abrir crédito extraordinário para efetuar gastos sem licitação devido a situação. Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforço das ações de resposta à estiagem.
Veja a seguir quanto cada uma destas prefeituras deve gastar com contratos para as atrações que devem se apresentar nas festas juninas.
Gastos com cachês
A Prefeitura de Pombal, que está na lista do decreto, vai gastar R$ 600 mil somente com o show de Wesley Safadão. No total, serão R$ 920 mil em contratações de shows para a festa de emancipação, em julho deste ano.
A Prefeitura de Santa Luiza vai gastar R$ 1,1 milhão para que quatro artistas se apresentem no São João. A festa, tradicional no Sertão paraibano, acontece entre os dias 22 e 25 de junho e terá como atração mais cara o cantor Luan Santana, custando R$ 500 mil.
A Prefeitura de Olho D’Água, município do Sertão paraibano que tem cerca de 6 mil habitantes, vai gastar R$ 498 mil para contratação de sete atrações do São João local. Os gastos com os artistas foram publicados no Diário Oficial do Estado.
A Prefeitura de Puxinanã, pertencente à Região Metropolitana de Campina Grande, conhecida como “a cidade dos lajedos”, vai desembolsar R$ 375.000 para a contratação das atrações da festa junina.
Abaixo, os gastos das demais prefeituras com cachês:
A Prefeitura de Araruna – R$ 320.000
A Prefeitura de Tavares – R$ 296.900
A Prefeitura de São José de Princesa – R$ 230.000
A Prefeitura de Manaíra – R$ 205.000
A Prefeitura de Queimadas – R$ 60.000
A Prefeitura de Santa Cruz – R$ 40.000
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba