A estação espacial chinesa Tiangong-1 deve cair sobre a Terra no segundo semestre do ano que vem, confirmou a Xinhua, agência oficial de notícias do país. O módulo, chamado também de ‘Palácio Celeste’, foi enviado ao espaço em setembro de 2011.
O laboratório “finalizou exaustivamente sua missão histórica”, disse Wu Ping, vice-presidente do escritório de engenharia espacial em coletiva de imprensa. Os cientistas não conseguiram precisar o local e horário exato em que o aparelho vai cair porque ele está perdido no espaço.
Mesmo pequenas mudanças na atmosfera poderiam alterar o local de queda da estação. Ping, no entanto, tranquilizou a população. “De acordo com nossos cálculos e análises, grande parte do laboratório espacial vai pegar fogo enquanto estiver caindo, sendo improvável que isso afete a aviação ou cause danos em solo”, explica Ping.
Em entrevista ao jornal The Guardian, o astrofísico Jonathan McDowell, da Universidade de Harvard, disse, porém, que a queda pode causar destruição. “Sim, existe a chance de que isso cause danos – como destruir o carro de alguém. Poderemos ver também uma chuva de pequenas peças de metal que pode atingir o telhado das pessoas; mas não serão danos generalizados”, disse.
O módulo tem 10,4 metros de comprimento e 3,35 metros de diâmetro, pesando cerca de 8,5 toneladas. A estação orbita a aproximadamente 370 quilômetros de altitude em relação à Terra.
Créditos: Notícias ao Minuto