síndrome

Entenda o que é a fibromialgia, síndrome da cantora Lady Gaga

Gaga está sendo submetida a um tratamento por profissionais médicos especializados

A cantora Lady Gaga cancelou sua participação no Rock in Rio, com informação confirmada nesta quinta-feira (14). Ela relata fortes dores e que está impossibilitada de fazer apresentações.

Gaga está sendo submetida a um tratamento por profissionais médicos especializados. Pelas redes sociais, Gaga disse que sofre de fibromialgia, uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura.

“Brasil, eu estou devastada que não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu preciso cuidar do meu corpo agora”, disse.

Entenda o que é a fibromialgia, a doença da cantora:

O que é?

A Síndrome da Dor Generalizada atinge 5% da população mundial — quase 3% dos brasileiros — e principalmente as mulheres. Ocasiona dores fortes em todo o corpo e por longos períodos, causando grande sensibilidade em articulações, músculos e tendões.

Como fazer o diagnóstico?

Há 18 pontos no corpo, localizados em articulações e no pescoço, que são considerados cruciais; se, em 11 desses pontos, o paciente sentir dor quando for tocado, se caracteriza a fibromialgia.

A preparação dos médicos é muito importante para o tratamento da fibromialgia, já que não existe um exame específico. O diagnóstico é clínico, ou seja, deve ser feito com base apenas na avaliação que o médico faz do paciente.

Fonte: G1