Choveu 72 mm entre 2h e 10h (horários locais) desta segunda-feira (18).
Segundo Defesa Civil, bairros da Zona Sul registraram maior volume.
Em oito horas choveu quase o equivalente ao previsto para todo o mês de janeiro em João Pessoa. O volume foi registrado entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (18), conforme dados pluviométricos da Defesa Civil da capital paraibana. Entre 2h e 10h (horários locais) choveu aproximadamente 72 milímetros. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a previsão para todo o mês janeiro em João Pessoa é de 79,5 milímetros.
Apesar do grande volume de chuva em pouco tempo, a Defesa Civil de João Pessoa não registrou nenhum ocorrência grave. Até as 10h (horário local) desta segunda-feira, tinham sido registrados seis pontos de alagamento: Avenida Sérgio Guerra, no bairro do Bancários; Avenida Sanhauá, no Varadouro; Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao colégio Lourdinas; Avenida Maciel Pinheiro, no Centro; na via que liga os bairros Colinas do Sul e Grotão; e por fim na Rua Manoel Lopes de Carvalho, que margeia o Centro Administrativo Municipal (CAM).
Chuvas foram registradas em João Pessoa
(Foto: Othacya Lopes/Jornal da Paraíba)
Segundo Alberto Sabino, diretor de minimização de desastres da Defesa Civil da capital paraibana, todos os pontos identificados foram repassados para a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) para que os trabalhos de desobstrução das galerias sejam feitos e o nível da água nessas ruas diminua. “A chuva nos deu uma trégua e nesse meio tempo os trabalhos estão sendo realizados. Mesmo com o tráfego prejudicado, o trânsito não chegou a parar e tende a melhorar”, comentou.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, todas as áreas de risco de João Pessoa estão sendo monitoradas. Os bairros da Zona Sul foram os que registraram os maiores índices de chuva nesta segunda-feira, conforme a Defesa Civil. A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, comentou que a previsão para a segunda-feira é de mais chuvas para a região do Litoral, Agreste e Brejo.
“As chuvas desta segunda foram causadas por um vórtice ciclônico que atinge a faixa leste do estado. A previsão é de chuvas em pontos isolados no estado”, completou a meteorologista. Na sexta-feira (15), a Aesa havia informado que a previsão para os próximos três meses era de que o nível de chuvas permanecesse dentro da média. O período comum de chuvas na Paraíba é entre fevereiro, março e abril.
Fonte G1