O percurso teatral e os métodos de trabalho do ator, dramaturgo e diretor paraibano Fernando Teixeira, entre os anos 1960 e 1990, são o foco da abordagem do livro Fernando Teixeira: a intuição criativa, de Luciana Dias, que a Editora A União lança nesta quarta-feira (4), às 19h, na Livraria A União, no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
A autora conta, na apresentação do livro, que foi se perguntando sobre o teatro que era feito em João Pessoa há cerca de cinco décadas que resolveu registrar e realizar uma viagem no percurso teatral e processo de trabalho de Fernando Teixeira, “encenador que possui mais de sessenta anos de atuação no estado da Paraíba. Por continuar na ativa e desenvolver com certa regularidade espetáculos teatrais, constitui-se num importante representante da atividade teatral no estado”. Luciana Dias afirma ainda que na produção de Teixeira “destacou-se a utilização de textos de dramaturgos locais como W.J.Solha, Orris Soares, Paulo Viera e o próprio Fernando Teixeira; e uma prática educacional voltada à aprendizagem do “fazer teatral””.
No prefácio, W.J.Solha escreve que “Luciana Dias situou vida e obra do nosso personagem no teatro brasileiro, e em seguida, no paraibano, com precisão. Com mais precisão ainda, fez um levantamento de todas as técnicas assimiladas e, muitas vezes, aperfeiçoadas por esse dramaturgo sempre ávido se conseguir ou estabelecer novos meios, os mais revolucionários ou eficientes, para levar cada espetáculo que montava ao máximo de suas potencialidades”.
O início da atividade teatral de Teixeira, nos anos de 1960, em São Paulo, e o momento histórico na qual se desenvolve, inclusive na Paraíba, são destaque na primeira parte do livro. A segunda parte aborda “as atividades de destaque do encenador, seguindo os comentários realizados pela crítica” e as informações disponibilizadas por ele. Na terceira parte, a autora exemplifica e comenta o processo de produção de Fernando Teixeira com exercícios que ele utiliza na preparação enquanto ator. A parte final é dedicada ao fazer do encenador, tratando de como seu trabalho foi estruturado, relacionando cada fase com as encenações e caracterizando cada uma delas.
A publicação é uma adaptação do texto escrito por Luciana Dias como monografia da Especialização em Teatro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A versão publicada em livro recebeu como acréscimo entrevistas concedidas por Fernando Teixeira, Zezita Matos, Ednaldo do Egypto e Breno Mattos, além de informações oriundas de reportagens de jornais. A autora é arquiteta e urbanista, arte educadora, além de Mestre em Artes Cênicas e doutorando em Ciências da Informação.
Luciana diz que aguarda o lançamento “com expectativa e o coração cheio de alegria, pois é um trabalho que foi feito com muito cuidado, pesquisando em jornais, entrevistando pessoas e contando a história do encenador Fernando Teixeira e sua prática teatral, o percurso da vida teatral de quem podemos dizer ser o embaixador do teatro paraibano”.
Serviço
Data: 04/10 (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Livraria A União – Praça do Povo do Espaço Cultural – R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa – PB
Preço do livro: R$ 60
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba