tradição

DO ROMANCE AO CLÁSSICO: confira lista de filmes de Natal para assistir no fim de ano

O Polêmica Paraíba selecionou alguns filmes para você aproveitar e curtir o momento.

imagem: reprodução/internet

Considerada uma tradição de Natal, maratonar filmes com a temática da festividade é um clássico. Dos famosos romances natalinos aos clássicos que fazem sucesso durante esse período tão mágico. O Polêmica Paraíba selecionou alguns filmes para você aproveitar e curtir o momento. Prepara a pipoca!

Um Natal Cheio de Graça

A produção nacional chegou ao catálogo no dia 30 de novembro e liderou o top 10 da plataforma no Brasil, principalmente por conta do protagonismo da influenciadora digital paraibana Gkay, além de grandes nomes da TV e do cinema brasileiros. A comédia romântica conta a história de Carlinhos (Sérgio Malheiros, Da Cor do Pecado), um rapaz que ao descobrir a traição de sua atual namorada, faz a espalhafatosa Graça (Gkay) se passar por sua acompanhante na festa de natal de sua família recatada.

O elenco inclui Vera Fischer (Laços de Família, 2000), Letícia Isnard (Avenida Brasil, 2012), Nando Cunha (Salve Jorge, 2012), Monique Alfradique (Fina Estampa, 2011), Flávia Reis (De Pernas Pro Ar 3, 2019) e o influenciador Cezar Maracujá. O filme recebeu a nota 4,6 no agregador IMDb.

Klaus

A animação da Netflix chegou ao catálogo em 2019. Originado na Espanha, Klaus conta a história do soberbo e narcisista carteiro Jesper (Jason Schwartzman, de Scott Pilgrim Contra o Mundo), enviado para trabalhar em um vilarejo remoto como prova final de sua competência. O local, no entanto, é habitado por moradores hostis e marcado por conflitos entre famílias fundadoras rivais. Com a ajuda de um solitário e soturno fabricante de brinquedos, Klaus (J.K Simmons, de Whiplash: Em Busca da Perfeição), a vida na pequena cidade é transformada pela entrega de brinquedos às crianças residentes.

O filme animado, sob a direção de Sergio Pablos, recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação e recebeu o prêmio BAFTA de Cinema, pela mesma categoria. Além disso, os principais agregadores de notas da Internet demonstram recepção positiva por parte do público: no IMDb, Klaus foi avaliado com a nota 8,1, aparecendo com quatro estrelas. O Rotten Tomatoes, por sua vez, exibe a aprovação de 95% dos usuários.

Cena da animação Klaus, da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

Cena da animação Klaus, da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

O Grinch

Clássico das sessões de TV na época de Natal, o Grinch (Jim Carrey, de O Máscara) é uma rabugenta e amargurada criatura verde, que abomina a data e faz de tudo para impedir que os cidadãos de Quemlândia aproveitem o feriado. Seus furtos e sabotagens são impedidos pela pequena Cindy Lou Who (Taylor Momsen, de Gossip Girl), com quem ele desenvolve uma amizade e descobre o sentido especial por trás da festividade. O filme foi inspirado pelo livro How The Grinch Stole Christmas, escrito por Dr. Seuss em 1957.

O Grinch mistura fantasia e comédia no filme inesquecível de Natal — Foto: Reprodução/IMDb

O Grinch mistura fantasia e comédia no filme inesquecível de Natal — Foto: Reprodução/IMDb

Um Crush Para o Natal

Após um término de relacionamento doloroso, Peter (Michael Urie, de Partners) elabora um plano para evitar os julgamentos e comentários desagradáveis de sua família a respeito de sua duradoura condição como solteiro; ele convida seu melhor amigo Nick (Philemon Chambers, de Of Hearts and Castles) para passar o Natal com seus familiares e fingir ser seu namorado. Mas os dois não contavam que realmente se apaixonariam um pelo outro durante a visita.

O original da Netflix, lançado em 2021, foi dirigido por Michael Mayer e repercutiu positivamente na época de sua estreia, principalmente por conta da representatividade do relacionamento entre dois homens em um filme natalino. No agregador de notas IMDb, Um Crush Para o Natal foi avaliado com a nota 6,1, alcançando três estrelas, enquanto recebeu a aprovação de 67% dos usuários do Rotten Tomatoes. O filme também recebeu o prêmio GLAAD de Melhor Filme para a TV. A premiação consiste em reconhecer e trazer visibilidade às produções com temáticas relacionadas à comunidade LGBTQIA+.

Um Crush de Natal é uma comédia romântica LGBTQIA+ disponível no catálogo da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

Um Crush de Natal é uma comédia romântica LGBTQIA+ disponível no catálogo da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

Natal Com Você

A estrela do pop Angelina (Aimee Garcia, de Lúcifer) está em um momento comprometedor em sua carreira: ela precisa urgentemente emplacar um hit de sucesso. Um dia, navegando por suas redes sociais, ela se depara com o cover de uma fã e decide surpreendê-la no Natal com um encontro cara a cara. Na ocasião, ela conhece o pai da menina, o professor de música Michael (Freddie Prinze Jr., de Scooby Doo).

Conforme se conhecem mais, os dois decidem trabalhar juntos na composição de uma nova música e se apaixonam um pelo outro. Como Lindsay Lohan em Uma Quedinha de Natal, Freddie Prinze Jr. também marcou seu retorno às câmeras no novo original da Netflix. O filme, dirigido por Gabriela Tagliavini (Cadê os Homens?, 2011), recebeu a nota 5,5 no site IMDb e foi aprovado por 67% dos usuários do Rotten Tomatoes.

Romance e musical reunidos no filme Natal Com Você — Foto: Divulgação/Netflix

Romance e musical reunidos no filme Natal Com Você — Foto: Divulgação/Netflix

Scrooge: Um Conto de Natal

Mais um conto clássico das celebrações natalinas, o original da Netflix traz uma versão animada inédita, reimaginando a história criada por Charles Dickens. O filme apresenta o antipático e mesquinho Scrooge, um homem afortunado que recebe a visita de três espíritos durante o Natal: do passado, do presente e do futuro. Eles lhe mostram as raízes e os impactos de seu comportamento cruel e o que o aguarda nos próximos anos, caso sua conduta não mude.

A animação foi dirigida por Stephen Donelly e conta com as interpretações de Luke Evans (A Bela e a Fera, 2017), Olivia Colman (The Crown, 2016), Jessie Buckley (A Filha Perdida, 2021) e Jonathan Pryce (Dois Papas, 2019). Scrooge: Um Conto de Natal chegou ao catálogo da Netflix no dia 18 de novembro. No IMDb, a adaptação atingiu a nota 6,1 e foi aprovada por 36% dos usuários do Rotten Tomatoes.

Fábula clássica de Natal ganha versão reimaginada pela Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

Fábula clássica de Natal ganha versão reimaginada pela Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

Um Menino Chamado Natal

Em um contexto onde o mundo ainda desconhece o Natal, um determinado menino chamado Nikolas (Henry Lawfull) embarca em uma jornada em uma terra mágica, repleta de duendes e seres fantásticos, em busca de seu pai desaparecido. Sua aventura, repleta de desafios e perigos, traz um novo significado à data e o torna a figura que hoje é conhecida como Papai Noel. O filme de Gil Kenan (A Casa Monstro, 2006) chegou ao catálogo da Netflix em novembro de 2021, e rendeu boa recepção por parte do público e crítica; o original natalino alcançou a nota 6,7 no IMDb, no total de três estrelas, e foi aprovado por 83% dos usuários do Rotten Tomatoes.

Um Menino Chamado Natal reconta a história do Papai Noel — Foto: Divulgação/Netflix

Um Menino Chamado Natal reconta a história do Papai Noel — Foto: Divulgação/Netflix

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba