Dia das Mães: 59% dos paraibanos desejam presentar na data

Presentear as mães no dia delas é uma homenagem que 59,17% dos filhos paraibanos pretendem fazer. A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP). Para o comércio, a data é a segunda mais expressiva, ficando atrás apenas do Natal.

diadasmaesPresentear as mães no dia delas é uma homenagem que 59,17% dos filhos paraibanos pretendem fazer. A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP). Para o comércio, a data é a segunda mais expressiva, ficando atrás apenas do Natal.

No entanto, a intenção de compras em 2016 aponta uma queda de 7,36p.p na comparação com o ano passado, quando atingiu 66,53%. Este resultado é o menor desde o início da pesquisa em 2006. “Estes números podem ser atribuídos, em parte, à situação econômica atual do país, marcada pelo baixo crescimento econômico, aumento da taxa de desemprego e taxa de juros em patamares elevados que encarece o crédito ao consumidor que já se encontra restrito. Além disso, a alta da inflação e do nível de endividamento do consumidor influencia negativamente a intenção de compras dos consumidores”, afirmou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

Em relação aos presentes preferidos dos consumidores, os itens de vestuário, com 29,67%, mais uma vez, lideraram as intenções. Em seguida, apareceram os eletrodomésticos e eletroeletrônicos (15,33%), perfumes (13,00%), calçados (8,33%) e bolsas (7,33%). Entre os entrevistados, 8,67% manifestaram intenção de presentear, mas ainda não haviam escolhido o presente.

A pesquisa também ouviu as mães para saber o que elas gostariam de ganhar de presente de seus filhos. Dentre os itens apontados, o de maior destaque foi vestuário (21,16%). Em segundo lugar apareceram os eletrodomésticos/eletroeletrônicos (19,05%), destes os smartphones foram os mais citados (47,22%), seguido por televisão com 13,89% das mães que optaram pelos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos este ano. Em seguida aparecem perfumes/cosméticos (16,93%), bolsa (10,05%), calçados (8,99%) e joias/bijuterias (7,94%).

Os consumidores pretendem gastar, em média, R$ R$206,95 com o presente. Este valor representa uma redução de 9,39% do que o indicado no ano passado, quando a intenção do gasto médio com presentes foi de R$228,40. Os homens devem gastar mais com os presentes (R$223,34) do que as mulheres (R$195,93). A maior parte dos entrevistados (36,33%) deve comprar presentes com valores entre R$51,00 e R$100,00. Já os presentes com valores acima de R$800,00 foram citados apenas por 4,33% do total.

Quanto à forma de pagamento, a maior parte (51,00%) deseja pagar à vista. Destes, 92,81% pretendem utilizar o dinheiro em espécie. É importante salientar que a escolha dessa modalidade de pagamento está diretamente ligada ao grau de desconto oferecido pelos empresários. Já as compras a prazo foram citadas por 48,67% dos entrevistados. Entre estes, 99,32% optarão pelo cartão de crédito.

Sobre o local das compras, 60,00% dos entrevistados pretende adquirir os presentes nos shoppings centers, devido à diversidade de produtos, conforto e segurança que estes estabelecimentos oferecem. Em seguida, 44,33% citou que o local escolhido para as compras serão as lojas do Centro de João Pessoa. As compras pela internet foram citadas por 8,33%, resultado superior em 4,16p.p. ao registrado em 2015. Como se trata de intenção de compras, neste quesito, o entrevistado poderia citar mais de um local onde pretende adquirir seus presentes, por isso o somatório das respostas é superior a 100%.

Em relação à situação financeira em comparação ao ano passado, a maior parte (43,58%) informou que estava em situação pior, este ano, resultado 23,39p.p. superior ao do ano passado quando o número de respondente que se encontrava em situação financeira pior foi de 20,19%. Em seguida, aparecem com um percentual de 38,07% os informantes cuja situação financeira permanece semelhante a do ano passado. Os respondentes que afirmaram estar com situação financeira melhor aparecem com 18,15% do universo entrevistado.

É importante ressaltar que a sondagem reflete a intenção de compras. Portanto, para que o comércio apresente boas vendas é necessário que os empresários adotem medidas para atrair os consumidores, como: campanhas promocionais, melhores prazos de pagamentos, produtos diversificados, entre outras.

Perfil do consumidor
Ao traçar o perfil dos entrevistados, verificou-se que as mulheres representam a maioria, com 57,59%. Em relação ao estado civil, do total, 45,56% afirmaram que são casados ou vivem em união estável; seguidos, com um percentual bem próximo, pelos solteiros (42,60%), depois aparecem os divorciados (8,28%) e viúvos (3,55%). No que condiz à faixa etária destes consumidores, a maioria possui entre 26 e 36 anos (34,12% do total), e 20,51% possuem idade entre 37 e 47 anos. Já em relação à escolaridade, 39,25% concluíram o ensino médio, seguidos por 33,93% que possuem ensino superior completo.

De acordo com a pesquisa, o maior número de entrevistados (45,96%) possui renda mensal de até dois salários mínimos. Em seguida, encontram-se os consumidores com rendimento entre três e quatro salários mínimos (24,65%), e superior a 10 salários (4,73%). Ainda no que condiz à faixa de renda, 10,26% dos consumidores afirmaram não possuir rendimentos (representando os que não têm ocupação remunerada ou estão fora do mercado, são dependentes financeiros dos cônjuges ou estudantes).

Metodologia
A pesquisa foi realizada no período de 7 a 15 de abril 2015, com consumidores que residem na Região Metropolitana de João Pessoa. No total, foram aplicados 507 questionários devidamente estruturados, com entrevistas realizadas em pontos onde ocorrem as maiores concentrações de vendas na RMJP. Os entrevistados foram escolhidos de forma aleatório (sendo necessário ter idade era igual ou superior a 18 anos), pertencentes às classes A, B, C, D e E. Para que o trabalho apresentasse resultado satisfatório foi calculado um erro amostral de 4,34% e o índice de confiança de 95,00%.

Fonte: Ascom