Rafael dos Anjos comemora manutenção do cinturão dos leves, depois de ótima atuação em Orlando
Rafael dos Anjos provou que é um dos maiores nomes das artes marciais mistas da atualidade. O brasileiro manteve o cinturão do peso leve do Ultimate Fighting Championship em grande estilo, com direito a performance espetacular, na madrugada deste domingo (horário de Brasília). Protagonista do UFC on Fox 17, no Amway Center, em Orlando, o carioca precisou de apenas 1min06seg para liquidar Donald Cerrone, por nocaute técnico, e garantir sucesso na primeira defesa de título.
A grande vitória de Rafael dos Anjos vem em bom momento para os fãs brasileiros. Há uma semana, exatamente, José Aldo perdia o cinturão dos penas para Conor McGregor, com nocaute fulminante, em apenas 13seg. Desta forma, Dos Anjos e companheiro de equipe, Fabricio Werdum – detentor do título dos pesados –, permanecem como os únicos campeões do país na principal organização de MMA do mundo.
Rafael dos Anjos conquistou o cinturão em março deste ano, com outra vitória dominante: sobre Anthony Pettis, por decisão unânime. Como primeiro desafiante, ele reencontrou Donald Cerrone, a quem derrotou em 2013, por pontos. Curiosamente, o último revés do ‘Cowboy’, que chegou ao title shot depois de oito triunfos em sequência, foi diante do rival brasileiro.
Com o resultado, o lutador da Kings MMA atingiu a 25ª vitória em 32 combates na carreira. Já o norte-americano caiu pela sétima vez em 35 apresentações. Depois da luta, o brasileiro elogiou o oponente e mandou recado a Conor McGregor, que demonstrou vontade de também conquistar o cinturão da categoria de cima.
“Estou muito feliz. Acabei de provar que vim para ficar. Mostrei que o cinturão é meu. Donald Cerrone é um grande oponente, venceu oito lutas seguidas, e isso não foi fácil. Mas eu tenho o melhor time do mundo. Senhor McGregor, se quiser subir de peso, saia que esta é a minha divisão. Fique na sua categoria. Mas, se você subir, posso te enfrentar no Brasil, na Irlanda, ou em qualquer lugar”, provocou.
A luta – Rafael dos Anjos controlou o ritmo da luta desde os primeiros segundos. Ele foi para cima, acuou Cerrone e disparou incrível combinação de golpes. Primeiro, uma joelhada atingiu a costela do americano; na sequência, um chute forte explodiu no mesmo local. O ‘Cowboy’ acusou, recebeu sessão de socos, mas conseguiu escapar, mesmo completamente grogue. O brasileiro manteve a tranquilidade, botou o adversário para baixo e golpeou no ground and pound até a paralisação do árbitro Herb Dean, a 1min06seg de luta. Esta foi a vitória mais rápida em uma disputa por cinturão na categoria dos leves do UFC.