Pontualmente a meia noite o cantor Santana manteve a tradição e interpretou “Olha pro céu”, canção imortalizada por Luiz Gonzaga e que marca a abertura do Maior São João do Mundo em Campina Grande. O “hino” do evento é “entoado” durante a queima de fogos que este ano durou 40 minutos.
Depois de 35 anos a abertura se deu sem discursos de políticos. O prefeito da cidade, Romero Rodrigues, dispensou o discurso, pediu as graças de Deus para os festejos juninos da Rainha da Borborema e apenas anunciou que a 35ª edição do evento estava oficialmente aberta. Temendo vaias ou outros protestos os organizadores preferiram cancelar os discursos.
VAIAS
Nos últimos dois anos houve incidentes com vaias para o senador Cássio Cunha Lima e no último ano houve bate boca do político com o público. Cássio não compareceu a abertura da festa deste ano e anunciou que iria fazer uma cirurgia em São Paulo.
Muitos políticos no camarote da prefeitura. Circularam os irmãos Lucélio e Luciano Cartaxo e as esposas, Romeika e Maísa, além dos deputados Pedro Cunha Lima, Tovar Correia Lima, além dos vereadores Nelson Gomes e Pimentel Filho.
Antes da programação noturna, diante de um público de cerca de 500 forrozeiros, a Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde) abriu oficialmente, à tarde, o São João na Vila do Artesão, que é considerado uma extensão da programação do Maior São João do Mundo. As ações totalmente gratuitas e focadas na valorização cultural acontecem até o dia 8 de julho. Durante toda a manhã dezenas de ônibus com turistas aportaram no local para conhecer o artesanato campinense e dançar o autêntico forró pé de serra.
Às 14h, o trio Xote Estilizado deu início aos festejos juninos e logo em seguida foi a vez de Ana Barros e Afrodite comandar o arrasta pé até às 19h, na nova Praça de Alimentação da Vila do Artesão, que foi reformada pela Amde e agora está mais espaçosa, arejada, com iluminação e sonorização de melhor qualidade.
Na programação do São João na Vila, os trios de forró estarão sempre de quinta a domingo na Praça de Alimentação da Vila. Haverá ainda apresentações culturais de quadrilhas juninas e grupos de dança durante toda a semana nos turnos da manhã e tarde.
As apresentações acontecem em horário alternativos, somando forças à programação do Maior São João do Mundo no Parque do Povo, o que é um atrativo a mais para a cidade e uma excelente opção para os turistas e para todos aqueles que não conseguem esperar o anoitecer para cair no forró.
Na Vila do Artesão, através de parcerias da Amde com a rádio Campina FM, todas as sextas-feiras, até o final do Maior São João do Mundo, acontece a realização do programa Estúdio 93.
O presidente da Amde, Nelson Gomes Filho, falou sobre a expectativa de visitação e convidou a todos para que prestigiem as ações que serão promovidas no local.
“Com total apoio do prefeito Romero Rodrigues, hoje iniciamos a melhor de todas as edições do São João na Vila e, esperamos que o público visitante supere os números dos anos anteriores. Para isso, tivemos muito cuidado em elaborar uma programação focada absolutamente na valorização da tradicional cultura nordestina”, frisou Nelson.
Além das programações artísticas, o público que visitar a Vila do Artesão pode aproveitar o espaço público para conhecer o artesanato produzido em Campina Grande, degustar a melhor comida regional e usufruir de serviços de beleza. São mais de 200 artesãos produzindo e comercializando seus produtos. A Vila do Artesão funciona das 10h às 18h da segunda-feira ao sábado.
Segundo o segundo o tenente coronel Lucas, comandante do 2° BPM, responsável pela segurança no Parque do Povo, a primeira noite da festa foi tranquila. “Contamos com um efetivo de 500 homens e 30 viaturas. O evento terminou, aproximadamente, às 3h sem nenhuma ocorrência”, concluiu o comandante.
Fonte: Polêmica Paraíba/ com parlamentopb
Créditos: Polêmica Paraíba