Inovação

VÍDEO: Depois de Elza Soares, paraibana é a primeira artista travesti brasileira a lançar clipe feito individualmente com inteligência artificial

VÍDEO: Depois de Elza Soares, paraibana é a primeira artista travesti brasileira a lançar clipe feito individualmente com inteligência artificial

Yá Madê, artista paraibana conhecida por sua expressividade e pesquisa profunda, lança seu mais novo single, “Pesadelo de Amor”. A faixa faz uma crítica poderosa ao contexto da ditadura militar e aborda a questão da transfobia, convidando o público a refletir sobre como seria viver um amor LGBTQIAPN+ em uma época de censura e repressão, sem as garantias de direitos humanos que temos hoje.

Com uma sonoridade envolvente de Pop Latino, “Pesadelo de Amor” leva o ouvinte a um passado sombrio, marcado pela censura à arte e pela restrição das liberdades individuais, incluindo o direito ao amor e à expressão de identidade. Em seu lançamento no Spotify, YouTube, Apple Music e em todas as plataformas digitais neste Halloween (31/10), Yá Madê promete provocar, cativar e fazer refletir sobre os fantasmas de um passado que ainda ecoa nos dias atuais.

Inovação

Por outro lado, Yá Madê é a primeira Travesti do Brasil a ter um clipe totalmente produzido por inteligência artificial e a quarta artista em solo brasileiro a lançar um clipe construído com Inteligência Artificial, seguindo os passos da icônica Elza Soares em “No Tempo da Intolerância”. Dessa forma, ela utiliza o que há de mais atual e tecnológico, hoje para lidar com um tema que é bárbaro em qualquer época. O clipe foi confeccionado pelo produtor visual Vinicius Angelus, também paraibano.

“Minha intenção com esse projeto é usar a música como forma de crítica social: quero que as pessoas, especialmente LGBTQIAPN+, se sintam livres para viver e amar, já que há poucos mais de 60 anos atrás vivíamos numa época escassa de direitos, repleta de censura e repressão, até mesmo as letras de música. Essa é uma canção que provavelmente enfrentaria censura na época, e que por isso me teletransportei em uma linguagem poética, simulando estar escrevendo na ditadura” , afirma a artista.

“Quero que todos reflitam sobre sua liberdade democrática de hoje e encontrem um pedaço de si, de seus pais e avós, no que era o amor e a individualidade naquele período.” destaca.

Pesadelo de Amor

No Ritmo do Pop Latino, Yá Madê Transforma Música em Reflexão Profunda e Convida o Público a uma Viagem no Tempo.

Destaques do Projeto

Acima de tudo, com uma sonoridade envolvente de Pop Latino e Eletrônico, “Pesadelo de Amor” leva o ouvinte a um passado sombrio, incluindo o direito ao amor e à expressão de identidade. Em seu lançamento no Spotify, YouTube, Apple Music e em todas as plataformas digitais neste Halloween (31/10), Yá Madê promete provocar, cativar e fazer refletir sobre os fantasmas de um passado que ainda ecoa nos dias atuais.

Conceito Estético

Além disso, Inclui uma estética futurista, em um mundo paralelo da imaginação de alguém que não pode viver o amor em sonhos, então ela desbrava esse amor em meio a um pesadelo.

Técnicas Avançadas

Uso de computação gráfica e IA para recriar o cenário visual e emocional de um amor proibido e resistido.

Mensagem:

Por fim, um convite à liberdade de amar, independentemente de tabus e preconceitos, resgatando a memória e o direito de expressar-se sem medo.

Sobre Yá Madê

Enquanto isso, com apenas 15 anos, em 2011, Yá Madê já arrastava multidões, com em seu show de trio elétrico para mais de 70 mil pessoas, um evento apoiado pelo Governo do Estado da Paraíba.

Hoje, formada em Ciências Jurídicas e Sociais (UFPB), seu Trabalho de Conclusão de Curso abordou as vivências e memórias transcentradas na época da ditadura, pesquisa que se tornou base para “Pesadelo de Amor”.

Sua carreira é marcada pela fusão de música, história, filosofia e direitos humanos, e sua arte explora temas universais que se conectam tanto com o público jovem quanto como os de gerações anteriores.

Lançamento e Disponibilidade

“Pesadelo de Amor” está disponível desde o dia 31 de outubro nas principais plataformas de streaming: Spotify, YouTube, Apple Music, Tik Tok e Instagram e dentre outras.

Por meio de seu Instagram @yamade_, a paraibana conquista inúmeros fãs com sua arte.