Pescador de homens

Martirizado de cabeça para baixo, São Pedro tem uma história de vida curiosa no mundo cristão - CONFIRA

Muitos curtem demais o dia de São Pedro e principalmente o feriado que acompanha esse dia em algumas regiões do Nordeste do Brasil.

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A data em que é comemorado o Dia de São Pedro está chegando. No dia 29 de junho acontece umas das festas religiosas mais aguardadas do ano que acompanham as festividades de São João, assim com o Dia de Santo Antônio.

Muitos curtem demais o dia de São Pedro e principalmente o feriado que acompanha esse dia em algumas regiões do Nordeste do Brasil. Mas, grande parte das pessoas que, anualmente, se divertem muito nessas festividades desconhecem o real significado, importância e como foi criada a data.

Abaixo traremos um pouco da história de São Pedro, o porque da data e algumas curiosidades. Acompanhe.

São Pedro foi o primeiro papa da Igreja Católica, aquele que recebeu as chaves do céu. Ele era pescador, foi apóstolo de Jesus e recebeu o poder petrino, o poder de governar a Igreja, que é passado para os papas até hoje.

A data 29 de junho foi escolhida como dia de São Pedro porque é quando se considera que ele foi martirizado, na colina Vaticana, em 64 d.C.

São Pedro é uma figura central no Cristianismo, especialmente dentro da tradição católica e ortodoxa. Ele foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e é considerado um dos principais líderes da Igreja Cristã Primitiva após a crucificação e ressurreição de Jesus. De acordo com os Evangelhos do Novo Testamento, Pedro foi chamado por Jesus para ser um de seus seguidores enquanto pescava no Mar da Galileia, juntamente com seu irmão André. Pedro testemunhou muitos dos milagres de Jesus, sua crucificação e ressurreição.

São Pedro é uma figura venerada e cheia de curiosidades interessantes ao redor do mundo cristão. Confira abaixo algumas curiosidades sobre ele

  1. Pescador e apóstolo: Pedro era um pescador de profissão antes de se tornar um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele foi chamado por Jesus para se tornar “pescador de homens”, ou seja, para ajudar a trazer as pessoas para o cristianismo.
  2. Nome original: O nome original de São Pedro era Simão (Simon), e ele recebeu o nome de Pedro (que significa “pedra” ou “rocha” em grego) diretamente de Jesus, simbolizando a solidez da sua fé.
  3. Chave do reino dos Céus: Segundo a tradição católica, São Pedro recebeu as chaves do Reino dos Céus das mãos de Jesus, simbolizando sua autoridade espiritual e sua posição como líder da igreja cristã primitiva.
  4. Martírio: São Pedro foi martirizado em Roma durante o reinado do imperador Nero, por volta do ano 64 d.C. Ele foi crucificado de cabeça para baixo, a pedido próprio, porque considerava-se indigno de morrer da mesma maneira que Jesus.
  5. Sepultura: A Basílica de São Pedro, no Vaticano, foi construída sobre o local onde tradicionalmente se acredita que São Pedro foi enterrado. Seu túmulo está localizado abaixo do altar principal da basílica.
  6. Padroeiro: São Pedro é o padroeiro de uma variedade de grupos e profissões, incluindo pescadores, marinheiros, pedreiros, chaveiros, e também é considerado o padroeiro da cidade de Roma e do Papa.
  7. Festas litúrgicas: A Igreja Católica celebra duas festas principais em honra a São Pedro: a Festa de São Pedro e São Paulo (29 de junho) e a Cátedra de São Pedro (22 de fevereiro), que celebra sua autoridade como o primeiro Papa.