O novo lançamento literário vem do escritor e jornalista Francisco Airton. Cearense radicado na Paraíba há 40 anos, já tem publicado cerca de oito livros, desde romances à infantis, além de textos para teatro como “Boi de Fulia” e “Baixada da Misericórdia.”
O novo trabalho, O Príncipe – No limiar da loucura, traz a história do Príncipe Ribamar, que viveu em Juazeiro do Norte, no Ceará, entre 1950 e 1970. Ele revolucionou ao impor sua imagem e personalidade fortes. Sendo “louco”, pobre e negro, precisou enfrentar a sociedade exclusivista da época, em uma região que se desenvolvia e crescia economicamente exigindo padrões europeus.
Vestindo a sua roupa de gala e desfilando a sua elegância pelas ruas da cidade, Ribamar foi uma figura que dividia opiniões; na maioria das vezes, era motivo de chacota pelos desocupados de plantão. Mas, ainda assim, se fazia respeitar pelas opiniões que emitia e principalmente pelos mirabolantes e famosos projetos praticamente impossíveis de serem realizados dada a complexidade inventiva.
O Príncipe Ribamar da Beira Fresca deixou a sua marca na história daquela região ao protestar, mesmo de forma silenciosa, contra todos os preconceitos.
Ribamar, a quem lhe perguntasse, se dizia um homem de muitas posses, dono de todos os minérios e príncipe herdeiro de grande fortuna. Dizia ser filho de uma terra distante e que só se casaria com uma princesa. Era apaixonado e se dizia correspondido por Gioconda da Vinci, a Monalisa do grande Leonardo.
O livro “O Príncipe – No limiar da loucura” apresenta um homem alucinado e também inofensivo. A sua guerra silenciosa parecia bem mais poderosa sem que para isso fosse necessário o uso de qualquer arma física. Um homem perturbado e com ideias que só viriam a ser discutidas ou mesmo postas em prática 50 anos depois.
Ilustrado e com 220 páginas, “O Príncipe – No limiar da loucura” não é uma biografia. O livro, mesmo sem pretensões, aborda temas como a esquizofrenia, resistência contra preconceitos, além de trazer questionamentos como: Até onde pode ir a sanidade? E o que é a loucura, afinal? A nossa loucura ou a deles?
O Príncipe é, antes de tudo, a saga de um herói de capa e espada que ao entrar em transe, saia do seu corpo para viajar por muitas terras e aventuras fantásticas, cruzando os sete mares para encontrar a sua amada. Em suas viagens, monstros, feiticeiras e piratas, além do enfrentamento às ameaças políticas pelo mundo. Os leitores do “O Príncipe – No limiar da loucura” farão, também, uma viagem pela história moderna da época.
Francisco Airton, ao mesmo tempo em que faz uma homenagem ao príncipe e sua terra, afirma ser esta a sua obra mais cuidada e, para ele, apaixonante.
Encontre O Príncipe aqui no link: https://loja.uiclap.com/titulo/ua52832/ e
caso seja de João Pessoa ou Juazeiro do Norte, entre em contato via Whatsapp para mais informações: 83 9 9390-3111
Assessoria