As altas temperaturas previstas para o mês de janeiro podem prejudicar a saúde, principalmente dos idosos, mas uma boa alimentação pode ser uma grande aliada nesta época do ano.
Em entrevista à CNN, a médica Thaísa Albanesi, do Instituto Human, explica que durante essa estação é importante a ingestão de alimentos antiinflamatórios e drenantes para evitar problemas de saúde como pressão baixa, inchaço e desidratação.
A médica dividiu os alimentos que não podem faltar durante o verão em 3 classes e deu dicas de como podemos usá-los no dia a dia. São eles:
Grupos 1: Alimentos termogênicos e antiinflamatórios
Durante essa estação do ano, o nosso metabolismo costuma ficar mais lento em dias quentes. Isso acontece porque o corpo precisa gerar mais calor para manter a temperatura externa, por isso, o metabolismo fica mais lento.
O metabolismo mais lento faz com que as pessoas tenham mais facilidade para ganhar peso, por isso, os alimentos com efeito termogênico e também antiinflamatórios são importantes para ajudar a evitar o ganho de peso durante o verão.
Dicas de alimentos desse grupo: curry; pimenta do reino; pimenta dedo de moça; cúrcuma; açafrão.
Ação desses alimentos: acelera o metabolismo e ajuda a perder peso ou a não engordar (ação termogênica) e antiinflamatória;
Dica de como ingerir esses alimentos: Em jejum, tomar um copo de água com uma pitada de cúrcuma. Temperar a comida com cúrcuma, pimenta do reino ou dedo de moça e açafrão.
Grupo 2: Alimentos hidratantes (ricos em água)
No verão, a tendência do nosso corpo é desidratar, já que transpiramos muito mais em dias quentes, e a desidratação é um fator bastante danoso para o metabolismo e o funcionamento do corpo em geral.
Nessa época do ano, temos perda de água pela saliva, suor, o que deixa a pele mais seca, mesmo sem esforço físico. Por isso, a importância de consumir alimentos ricos em água.
Dicas de alimentos desse grupo: chuchu; melancia; pepino; melão.
Ação desses alimentos: hidratam o corpo, repondo toda a água perdida pelo suor e saliva;
Dica de como ingerir esses alimentos: Snacks de pepino: cortar rodelas finas de pepino com sal e azeite doce. Outra dica é fazer um caldo substituindo a batata pelo chuchu, que vai dar o aspecto cremoso, mas com mais água.
Grupo 3: Alimentos drenantes
A parte circulatória merece bastante cuidado e atenção nessa época do ano, quando a tendência é a pressão baixar, comprometendo assim a parte circulatória e, por consequência, o sistema linfático, ou seja, aquele responsável por drenar a água do nosso corpo.
Por isso, assim como é necessário hidratar, é importante também drenar, para haver equilíbrio e não haver aquela sensação de inchaço.
Dicas de alimentos desse grupo: chás de ervas com ação drenante, como cavalinha, camomila, chá verde, chá de folha de abacateiro.
Ação desses alimentos: hidratam o corpo, repondo toda a água perdida pelo suor e saliva;
Dica de como ingerir esses alimentos: Tomar 3 copos de água ao acordar nos primeiros 30 minutos, aumenta em 34% seu metabolismo (mais de ⅓). Consumir chás de cavalinha, camomila, chá verde e o chá folha de abacateiro, que possuem ação drenante. Dica: Fazer mais de um litro e deixar na geladeira, ao longo do dia vai tomando gelado, já que no verão os dias são mais quentes.
Fonte: CNN
Créditos: Polêmica Paraíba