CRISE? Pela primeira vez em seis décadas, McDonald's vai fechar mais lojas que abrir nos EUA

112561118

O McDonald’s está passando por um momento complicado desde o ano passado, quando o faturamento encolheu 2,4% e o lucro despencou 14,8%. Agora, a empresa anunciou que em 2015, pela primeira vez em seis décadas de existência da rede,haverá mais fechamentos do que aberturas de lojas nos Estados Unidos. Segundo o Financial Times, o McDonald’s divulgou que o número total de restaurantes será reduzido este ano, sem dar mais detalhes sobre números.

Um representante da companhia afirmou que o impacto “será mínimo considerando os 14.000 restaurantes que operamos no país”. A rede de fast-food planeja abrir cerca de 125 restaurantes até o final deste ano, segundo relatório anual, que não fala no número de fechamentos.

O problema do McDonald’s na verdade são vários. Especula-se que a rede esteja perdendo clientes por causa da valorização da comida saudável, mas também por causa da concorrência de outras cadeias de fast-food que têm um maior apelo entre o público jovem, como Chipotle e Shake Shack.

Outra questão que a empresa precisa enfrentar quando planeja qualquer mudança é o seu tamanho. Matéria publicada em março deste ano em Época NEGÓCIOS, mostrou que as ações para reproduzir algumas das estratégias da concorrência soam desconexas e contraditórias. O McDonald’s quer aumentar a variedade do cardápio e permitir a personalização dos lanches. Ao mesmo tempo, quer simplificar o menu para ser mais ágil – “uma esquizofrenia gastronômica”.

Desde março, o novo CEO da empresa, Steve Easterbrook está encarando o desafio de mudar os números. Ele disse que faria do McDonald’s uma cadeia de hambúrgueres mais moderna e progressiva, tentando replicar no resto do mundo o sucesso que ele teve nas operações do Reino Unido e outros mercados europeus.

Época