A comédia canadense ‘Testamento’, de 2023, do diretor Denys Arcand (que também assina o roteiro) é a atração de mais uma edição do Cineclube O Homem de Areia, da Fundação Casa de José Américo (FCJA). O filme, com duração de 116 minutos e classificação para 14 anos, tem no elenco Rémy Girard, Sophie Lorain e Marie-Mai. Os comentários ficarão por conta do crítico de cinema Henry Armand.
A exibição do longa-metragem, em sessão com entrada gratuita, acontece na próxima quarta-feira (4), às 19h, no Auditório Juarez da Gama Batista, no Anexo I da FCJA, localizado à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.
Em ‘Testamento’, a trama mergulha na vida tranquila, porém abalada, de Jean-Michel (Rémy Girard), um arquivista aposentado de 73 anos que reside em um lar de idosos sob os cuidados de Suzanne (Sophie Lorain). Sua rotina tranquila é subitamente interrompida pela chegada de jovens ativistas políticos, cujas demandas pela remoção de um mural colonialista dentro da instituição despertam uma mistura de irritação e confusão em Jean-Michel.
Enquanto ele enfrenta uma crise de identidade em meio à crescente pressão do politicamente correto, Jean-Michel se vê confrontado não apenas com as mudanças em seu ambiente, mas também com a descoberta inesperada de um amor até então insuspeitado por Suzanne. Em uma jornada de autodescoberta e reconciliação com o passado, Jean-Michel é levado a questionar suas próprias crenças e valores, confrontando o legado do colonialismo e os desafios do mundo moderno, enquanto busca encontrar significado e redenção em seus últimos anos de vida.