FOLIA

CARNAVAL X SAÚDE: Veja dicas para aproveitar o feriado com moderação

(Foto: Reprodução)

Uma das datas mais aguardadas pelo brasileiro é o Carnaval, que neste ano será celebrado nos dias 20 e 21 de fevereiro. No entanto, os foliões de carteirinha já se preparam para curtir os dias de folia desde o fim de semana que antecede a terça de Carnaval. São quatro dias de festa e, por isso, é necessário cuidar bem da saúde durante esse período, afinal, ninguém quer ter um mal-estar durante os dias que prometem ser de muita alegria e diversão, né? Confira as dicas de cuidados necessários para curtir a temporada carnavalesca de forma saudável.

Alimentação balanceada
Os foliões gastam muita energia no Carnaval e consequentemente transpiram mais, portanto, a nutricionista Lívia A. Daniel chama atenção para a importância de ter uma alimentação adequada durante esse período, para ajudar na disposição dos foliões. “É importante ressaltar que consumir alimentos sem boas procedências, condições de higiene, pode acabar antecipadamente com a folia. Por isso: Cuidem, planejem as refeições com cuidado”, destaca a profissional, que aproveita para dar dicas. “Priorizar comida de verdade sempre! Frutas, legumes, verduras, carnes mais magras, carboidratos bons como: batata doce, cará, banana pacovan, grãos e água! Simples, bebam água, principalmente junto com a bebida alcoólica”, alerta.

Agora que você já sabe quais alimentos pode consumir, chegou a hora de saber o que evitar. “Eu evitaria alimentos industrializados e preparados em locais sem condições de higiene. Alimentos mais gordurosos como fritutas, salgadinhos industrializados, fast food, só vão deixar você sem energia para pular Carnaval. Quer energia? Descasque mais e desembale menos. Boa folia a todos!”, recomenda a nutricionista.

Álcool em excesso
A médica gastroenterologista, Dra. Thianny Melo, faz um alerta, pois, nessa época, geralmente as pessoas dormem menos e consomem mais bebidas alcoólicas. “O que, em conjunto com uma alimentação desregrada pode gerar dores estomacais ou predispor a infecções por queda da imunidade”, diz ela.

E quais são os riscos do excesso de álcool no corpo? A Dra. Thianny destaca que o álcool em excesso desidrata e é responsável pelos sintomas de ressaca, como náuseas, vômitos e dor de cabeça. “Além disso, pacientes com problemas gástricos prévios podem ter seus sintomas agravados pelo consumo de bebidas alcoólicas”, frisa a médica.

“Eu diria que a diversão não é inimiga do equilíbrio. Fazer boas escolhas alimentares, consumir bebida alcoólica com moderação e cuidar do descanso são essenciais para curtir o carnaval com saúde”, conclui.

Corpo
O personal trainer, Anderson Nascimento, dá dicas de como preparar o corpo para o carnaval e destaca que o ideal é que a pessoa se prepare antes dessa época e não deixe pra cima da hora. “Fazendo um trabalho em longo prazo, para quando chegar na data você ter pequenos ajustes para se sentir melhor, sem loucuras a curto prazo. Isso não é legal, não é sustentável, muito menos saudável”, diz ele.

O profissional separou algumas dicas para manter o equilíbrio durante a temporada carnavalesca. “A dica mais válida para esse período é buscar a melhor forma de manter o equilíbrio entre hidratação e folia, se alimentar de forma correta ao máximo que puder, não exagerar nas bebidas alcoólicas, beber bastante água. Dessa forma você minimizará os danos e consegue até mais pique para curtir todos os dias como quer”, diz ele, que sempre gostou de pular carnaval, mas sem descuidar do corpo. “Então nunca deixei de ir aos treinos e fazer meus cardios. Tenho certeza que se você fizer isso também, mantiver esse equilibro sabendo que o maior bem é a sua saúde em primeiro lugar, você terá recompensas – esteticamente falando – que deixarão você satisfeito ao longo do período fora da rotina”, destaca Anderson.

Pele e hidratação
Ficar muito tempo exposto ao sol durantes as festas pode trazer riscos a saúde, como a desidratação. “Além do risco à curto prazo de queimaduras solares e piora das manchas, sabemos que a exposição solar desprotegida constitui fator de risco para câncer de pele e envelhecimento cutâneo. Além disso, a exposição solar por longos períodos pode desencadear desidratação. Por isso, mantenha-se hidratado durante a folia”, aconselha a dermatologista, Dra. Lucyana Santiago.

Um dos itens indispensáveis para os dias de festa é o protetor solar. “É importante lembrar de aplicar uma generosa camada de filtro solar, a maquiagem pode ser aplicada logo em seguida. Hoje existem no mercado produtos mais leves e resistentes ao suor, como os destinados às práticas esportivas. Eles são excelentes opções para quem vai curtir as festas ao ar livre. A reaplicação precisa ser feita a cada 2 horas e a minha dica é o uso dos filtros solares em pó compacto, que são ótimas opções por conta da sua praticidade. Se for possível, borrifar água termal na face periodicamente pode ajudar a diminuir o desconforto causado pelo calor”, conclui Dra. Lucyana.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Correio Braziliense