Polêmica

Campanha de marca de móveis gera debate sobre machismo na internet

Empresa usou fotos de modelo com roupas de banho para divulgar produtos.

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A campanha de marketing da Alezzia, uma empresa de móveis em aço inox com sede no Rio, causou um debate acalorado entre internautas que visitaram a página da marca em uma rede social. Posts com fotos de uma modelo com roupas de banho segurando os produtos da marca foi considerada machista e de mau gosto por alguns usuários.

“Imagina o briefing? ‘Gente tive uma ideia animal pra essa campanha. Que tal colocar uma mulher bonita de maiô segurando um cabideiro no meio do mato em um morro?!’ Não é só machista, é tosco”, publicou um internauta criticando a postura da Alezzia.

Apesar das críticas, algumas pessoas defenderam a campanha realizada pela página ou aproveitaram a polêmica para xingar feministas. Um usuário da rede social definiu a atitude como “bela jogada de marketing”.

“A mulher da propaganda deve estar rindo litros destes mimizentos, com o bolso recheado com o cachê que ela ganhou, e a marca nem aí já que segundo a lei não fere o princípio da dignidade humana, bela jogada de marketing, fazer com que os mimizentos de plantão divulguem gratuitamente para vocês”, disse um internauta.

A polêmica fez também com que a empresa elaborasse uma campanha para melhorar a avaliação entre os clientes no Facebook . Segundo postou na rede social, um bom desempenho da marca entre o público vai gerar uma doação para uma organização social. Caso o resultado seja negativo, uma internauta que se destacou nos comentários que criticam a campanha iria receber um cupom para fazer compras na loja.

Depois do lançamento da campanha, em outros posts, a marca afirmou ainda que “enquanto as outras querem ser politicamente corretas, nós queremos morenas gostosas”.

Após repercussão em campanha, marca de móveis faz provocações sobre ser 'politicamente correto' (Foto: Reprodução/ Facebook)Após repercussão em campanha, marca de móveis faz provocações sobre ser 'politicamente correto' (Foto: Reprodução/ Facebook)

Confusão com modelo
Após vários posts em redes sociais como o Facebook com a polêmica entre a marca e os internautas, algumas pessoas acharam que a modelo Bia Zanetti – que aparece nas fotos do Facebook – era a dona da empresa. O G1 entrou em contato com ela, que fez questão de dizer que o único vínculo com a marca foi um contrato para o ensaio fotográfico.

“Teve muita informação desencontrada e acabaram achando que eu era dona da loja. Isso acabou me incomodando porque eu não tenho nada com a empresa. Eu só fiz um contrato de ensaio fotográfico. Quem planejou ou publicou eu não sei. Eles têm o direito de usar as imagens porque eu fechei um contrato fotográfico com eles. Eu não tenho vínculo com a marca”, afirmou a modelo. Em post no Facebook, ela afirmou ainda que “não compactua com qualquer desrespeito a mulher”. “Não compactuo com qualquer tipo de desrespeito a mulher! Sou mulher!! No momento é a única declaração a respeito!”, postou.

O G1 também questionou a Alezzia sobre as críticas que afirmam que a campanha é machista, se a empresa vai dar continuidade à campanha e sobre o “desafio” postado no Facebook da fabricante de móveis. A empresa informou que o grupo continuará com o seu “estilo” e emitiu o comunicado abaixo.

“A campanha é a mesma desde 2011 quando a marca começou e continuaremos no nosso estilo. Nossa causa é exatamente sobre o direito das pessoas de se expressar livremente mesmo havendo discordâncias. Discordâncias são naturais do ser humano. Sempre haverão. (sic) Qualquer trabalho que receba mais visibilidade certamente recebera proporcionalmente mais discordância. (…) Nossa campanha publicitaria é o que gostamos de fazer, cada pessoa é livre para escolher o rotulo que quiser para ela”, informou a empresa.

Usuários de rede social debatem sobre campanha publicitária da Alezzia (Foto: Reprodução/ Facebook)Usuários de rede social debatem sobre campanha publicitária da Alezzia (Foto: Reprodução/ Facebook)

Usuários de rede social debatem sobre campanha publicitária da Alezzia (Foto: Reprodução/ Facebook)

Fonte: G1