Entretenimento

Bebê encontrado em caixa de sapato passa bem, mas precisa de doações

Davi, como foi “batizado” pela equipe médica, recebe cuidados de profissionais da Maternidade Professor Arnaldo Marques

Davi

Daqui a 120 dias, o recém-nascido encontrado na segunda-feira (1º) dentro de uma caixa de sapato na Avenida Recife, no bairro de Areias, Zona Oeste da cidade, será inserido no Cadastro Nacional de Adoção, caso a família biológica não seja identificada. Se for encontrada, será feita uma tentativa de acolhimento na família de origem, segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O bebê está na Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura, Zona Sul da cidade, e precisa de doações, como fraldas, roupas e lençóis, além de outras peças do enxoval para recém-nascido e leite materno.

Quando receber alta, Davi (nome dado pelos profissionais da unidade de saúde que prestaram a ele os primeiros cuidados) será encaminhado para uma casa de acolhimento do Recife. “Ele está em boas condições de saúde. Passou por todo o procedimento de rotina e exames iniciais para recém-nascidos. Pelas condições em que foi encontrado, Davi está fazendo uso de antibiótico profilático (medida preventiva)”, diz a enfermeira Íris Calado, da Maternidade Professor Arnaldo Marques.

Ela ressalta que a alta de Davi depende dos resultados dos exames de sangue, mas inicialmente está prevista para daqui a 10 dias. “Nesse tempo, ele também deve ganhar peso, o que é muito importante, já que nasceu PIG (pequeno para idade gestacional)”, informa. Os profissionais estimaram que a mãe biológica de Davi (ainda desconhecida) deve ter dado à luz o menino com 37 semanas de gestação. Ele nasceu com 44 centímetros e 2,3 quilos. O ideal é que saia da maternidade quando atingir, no mínimo, 2,5 quilos. “Davi é muito calminho. Praticamente não chora. Estamos o acolhendo da melhor forma possível”, conta Íris.

Para se desenvolver bem, ganhar peso mais rapidamente e ficar menos tempo na unidade de saúde, Davi precisa de leite materno, alimento essencial para proteger bebês de infecções, diarreias e alergias. As mães que produzem leite em excesso podem entrar em contato com as Maternidades Professor Arnaldo Marques (onde é feita a retirada do leite) e Bandeira Filho, em Afogados, Zona Oeste do Recife.

Nos próximos dias, Davi passará por toda a triagem destinada ao recém-nascido, que inclui os testes da orelhinha, do pezinho e do coração. “Os exames serão realizados na maternidade”, diz a gerente da unidade, Erilane Fonseca. Quem quiser fazer doações para Davi deve entrar em contato com o setor de Serviço Social da Maternidade Professor Arnaldo Marques (81) 3355-1801.

Fonte: JC Online