A falta de representatividade é um desafio grande para crianças e adolescentes negros. Sem muitos exemplos de como seria um cabelo cacheado considerado bonito, muitos crescem acreditando que cabelo bonito é liso.
A atriz Samara Felippo vive esse impasse dentro de casa. Dona de madeixas superlisas, a atriz é mãe de duas meninas com cabelos crespos. E, nos últimos dias, teve que lidar com uma crise de autoestima da filha mais velha, Alícia, sete anos.
Descontente com os cabelos, a estudante reclamou com a mãe da falta de representatividade na escola, nas propagandas, nos brinquedos. “É essa nossa sociedade racista. Quero que ela se ame, se aceite e saiba cuidar de seus cachos maravilhosos. E cresça ajudando a empoderar cada nova cacheada“, explica Samara em um desabafo no Instagram. Depois de muita conversa, a atriz conta que foi pesquisar sobre fios crespos para evitar relaxamentos nos cachos da filha.
Muito além da questão estética, cabelos crespos e cacheados são símbolo de resistência contra o racismo.
As duas foram a um salão de beleza e, depois da transformação, a pequena ficou feliz com o novo visual. Na publicação em que mostra o novo corte de Alícia, Samara explicou que as duas pretendem começar um canal no Youtube para ajudar mães e filhas que passam pelas mesmas dificuldades.
“Perguntei a ela se sabia o porquê de estarmos fazendo um canal. E ela: ‘Sim, mamãe, para dar dicas às meninas cacheadas e empoderá-las para que elas não queiram alisar o cabelo e se amem como são’”, escreve.
No post, a atriz também explica que tenta ensinar Alícia e Lara, a mais nova, sobre aceitação, que elas são poderosas e podem fazer o que quiserem. “Suas meninas precisam saber que o mundo é delas!!”
Fonte: Metrópoles