Novo iPad sai em novembro e tem maior tela entre aparelhos com iOS.
Apple também mostrou teclado físico para iPad e caneta Apple Pencil.
A Apple anunciou nesta quarta-feira (9) o iPad Pro, novo modelo do tablet com tela de 12,9 polegadas. O novo iPad tem o maior display entre aparelhos que rodam o sistema operacional iOS. Em comparação, o iPad Air 2, revelado em 2014, tem tela de 9,7 polegadas.
O iPad Pro será lançado em novembro de 2015 e irá custar US$ 800 na versão com 32 GB de armazenamento interno e conexão Wi-Fi. O preço sobe para US$ 950 no modelo com 128 GB, e para US$ 1080 na versão com os mesmos 128 GB e conexão celular 4G.
Durante o evento realizado em San Francisco (EUA), a Apple também mostrou um teclado físico para o iPad Pro e a caneta Apple Pencil, usada para desenhar, escrever e rabiscar sobre a tela do tablet. O teclado custa US$ 170 e a Apple Pencil, US$ 100.
A empresa aproveitou ainda para anunciar o iPad mini 4, uma versão reduzida do iPad Air 2. O pequeno notável da Apple custa US$ 400 e substitui o mini 3.
Tamanho é documento
“Hoje nós temos as maiores notícias para iPad desde o iPad”, brincou Tim Cook, presidente-executivo da Apple, durante o evento. Apesar do display enorme, o iPad Pro é apenas um pouco mais grosso que o Air 2: 6,9 mm contra 6,1 mm do modelo anterior. O peso é o mesmo, 712 gramas.
O novo tablet tem um sistema de quatro alto-falantes, conta com 10 horas de bateria e pode ser usado junto do teclado físico exclusivo – uma tentativa da Apple de emplacar o iPad Pro como uma alternativa para empresas ao notebook.
Além do teclado, a empresa também mostrou a Apple Pencil, uma espécie de caneta stylus para os usuários fazerem anotações de próprio punho na tela do iPad. O acessório pode ser usado simultaneamente com os dedos sobre a tela.
Segundo a Apple, o iPad Pro é 1,8 vez mais rápido que um computador de mesa. Os gráficos do novo tablet são 360 vezes mais potentes do que o primeiro iPad.
Com o anúncio do iPad Pro, a Apple reajustou os preços de seus outros tablets. O iPad mini 2 passa a custar US$ 270; o iPad Air, US$ 400; e o iPad Air 2 sai por US$ 500.
Essa é a primeira vez que a Apple revela um novo iPad durante um evento em que a empresa costuma apresentar novos iPhones. Em 2014, a empresa revelou dois novos modelos de iPad em outubro.
De mãos dadas
Durante a apresentação, também teve tempo para um acontecimento inusitado. Apple e Microsoft selaram as pazes para mostrar como o novo iPad e o pacote de produtividade Office podem trabalhar juntos. “Quem mais sabe sobre produtividade do que a Microsoft? É, esses caras sabem sobre produtividade”, disse Phill Schiller ao chamar ao palco Kirk Koeningsbauer, da Microsoft.
“Com o Office para iPad, queremos que seja mais fácil do que nunca criar documentos incríveis com o toque”, comentou Koeningsbauer.
A dona do Windows demonstrou como é possível abrir ao mesmo tempo no tablet os programas Power Point e Excel, arrastando um gráfico do software de planilhas para a ferramenta de apresentações.
Outra empresa de tecnologia a subir ao palco para comentar os recursos do novo iPad foi a Adobe. A companhia mostrou o Photoshop Fix, para retoques gráficos, e Photoshop Sketch, para esboços, rodando ao mesmo tempo no iPad Pro.
Fonte: G1