O Tinder aqueceu o coração de muito solitário mundo afora e uniu pessoas com fome àquelas com vontade de comer. Já o aplicativo brasileiro conhecido como “Tinder de restaurantes”, que sugere lugares próximos para forrar o estômago, tem o propósito não menos nobre de fazer o usuário dar “match” com a lasanha, o bife ou a salada mais perto dele.
Guilherme Linares, cofundador do “Bwid“, contou ao Star.up as novidades que vem por aí sobre o aplicativo –além de explicar o peculiar nome da empresa. Vamos ao nome primeiro: “Olha, a gente chegou a esse nome por falta de nome”, diz Linares. “Eu vejo nomes ótimos em aplicativos que não são tão relevantes. Acho que a aplicação tem de valer pelo nome.” “Bwyd” é restaurante em gaulês, a língua do Asterix. Para facilitar a coisa, os rapazes da empresa trocaram o “y” pelo “i” –numerologia?. Pronuncia-se “beuidi”, mas não tem gente que fala “beuadi” e “bidi”, brinca o executivo.
O aplicativo se assemelha ao Tinder porque emprega o “swipe”, gesto de deslizar os dedos para a esquerda ou para a direita sobre a tela do smartphone e, assim, rejeitar ou aprovar alguma coisa, respectivamente. O Bwid exibe os restaurantes mais próximos do usuário, que escolhe ignorar o estabelecimento ou saber mais a respeito dele. Uma vantagem é que app possui um filtro para mostrar apenas lugares que estão abertos. Ao selecionar um lugar, é possível até traçar a rota mais rápida para chegar até ele ?graças a uma integração com o Waze e o Google Maps.
Linares diz que a ideia surgiu porque o sócio usava aplicativos de indicação de restaurantes e bares e não gostava nada deles. Pareciam listas, seguindo a lógica presente na internet e apenas transposta para os celulares, diz. Além disso, assim como os serviços para pedir táxi ou de GPS, os apps para achar lugares, diz ele, não prezavam pela sensação, pelo desejo de comer. Por isso, o Bwid colocou na rua uma equipe só para averiguar os restaurantes cadastrados, tirar fotos e conferir o horário de fechamento e abertura.
Funcionando há dois meses, o Bwid já tem 1,3 mil restaurantes e “food trucks” cadastrados em São Paulo –o objetivo é chegar a 3,5 mil– e mais de 100 em São José dos Campos. Já começou a captar estabelecimentos no Rio, mas só começa a operar com força por lá no primeiro trimestre de 2015, quando também irá lançar sua atuação internacional.
“Tinder dos restaurantes” lançará sua versão Android, que chega às lojas até o fim do ano. Até agora só funciona no iOS (Veja aqui).
Fonte: O Globo