O ator Tony Ramos, de 75 anos, teve alta na manhã desta sexta-feira (24) depois de ficar internado desde o dia 16 no Hospital Samaritano de Botafogo, no Rio de Janeiro. O hospital divulgou a informação por meio de nota às 11h.
Tony Ramos foi hospitalizado para tratar um sangramento no cérebro e passou por uma cirurgia para drenar um hematoma subdural, que é um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. Posteriormente, o ator precisou de uma segunda intervenção devido ao surgimento de coágulos e um novo sangramento intracraniano.
No dia 22, ele saiu da UTI do Hospital Samaritano Botafogo. Naquele momento, o boletim médico indicava que o ator estava progredindo clinicamente e se recuperando bem.
As pancadas fortes na cabeça são consideradas a principal causa do hematoma subdural, pois podem romper vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de sangue e pressão no cérebro, podendo causar sequelas. Pessoas mais velhas, em uso de medicamentos anticoagulantes ou que abusam de álcool, têm um risco maior e são mais suscetíveis ao hematoma subdural após um trauma na cabeça.
Os sintomas do hematoma subdural podem incluir dor de cabeça intensa, confusão mental, vômitos, fala arrastada e até mesmo coma, imediatamente ou após alguns dias do trauma. Em alguns casos, o hematoma subdural pode ser assintomático.