Afastado dos telejornais por quase seis meses para tratamento de um câncer, o jornalista José Roberto Burnier voltou a apresentar hoje o programa Em Ponto, da Globo News. Em sua primeira participação em seu retorno, Burnier agradeceu o carinho dos fãs durante o período de afastamento.
“Antes de ir para notícias do dia, queria agradecer do fundo do meu coração as mensagens que recebi de vários de vocês, mensagens de carinho, força e solidariedade. Estava afastado desde 17 de julho do ano passado para me tratar de um câncer. Agora felizmente está tudo bem, então com saúde vamos continuar levando adiante essa experiência fantástica que é a vida”, disse na abertura do programa.
Burnier foi diagnosticado com um câncer na língua em 2019. O tratamento consistiu em 33 sessões de radioterapia e três de quimioterapia, e o apresentador chegou a perder 18 quilos durante o processo.
Em entrevista ao G1 em dezembro de 2019, Burnier falou sobre os momentos do diagnóstico e se abriu sobre o HPV, doença sexualmente transmissível que foi a causa do seu tumor.
“Nunca soube que eu tinha [antes do câncer]”, comentou Burnier. “O HPV a gente pega às vezes na adolescência, ele fica no nosso organismo anos, décadas, inerte, e de repente ele aparece e infecta uma célula. E pode provocar esse tumor”.
“Por incrível que pareça, é uma ótima notícia, porque quando é provocado por HPV tem a melhor resposta ao tratamento. Álcool e cigarro é mais difícil combater”, contou ainda.
“Era uma agonia por dia. Sempre me concentrava na próxima agonia. Comecei a engasgar muito, porque a garganta estava sendo bombardeada pela rádio. Engasgava com qualquer gole de água. Enjoos frequentes, vômitos”, descreveu.
“Foi sem dúvida o maior desafio da minha vida suportar o tratamento”, avaliou. “Uma das coisas mais importantes do tratamento de câncer é você ser abraçado. É perceber que você não está sozinho”.
Fonte: Bol
Créditos: Bol