Após 20 anos, Renato Machado se despede do "Bom dia Brasil"

renato machado

Na edição desta sexta-feira (11/12) do “Bom Dia Brasil”, o jornalista Renato Machado, atual âncora a partir de Londres, se despediu das manhãs globais depois de vinte anos. Ele atuava há quatro anos como correspondente da emissora no Reino Unido.

O jornalista volta ao Rio de Janeiro (RJ) e passa a integrar o time de repórteres especiais da emissora, com matérias exibidas em diversos programas. Em seu lugar, diretamente de Londres, ntra Cecília Mala a partir de segunda (14/12).

Última coluna no “JG”

Na noite da última quinta-feira (10/12), o correspondente também se despediu de sua coluna do “Jornal da Globo” com um balanço do período em que comentou os fatos da Europa.

“Nos últimos quatro anos a Europa mudou. Quem esperava bons resultados da União Europeia se enganou. As crises tornam o continente uma região instável”, comentou.

O jornalista falou sobre a guerra na Síria, a crise dos refugiados na Europa, o terrorismo em países como França, Reino Unido, Itália e Grécia, além da economia ameaçada.

“Hoje mais forte justamente onde nasceram os princípios de igualdade e liberdade a França. Europa: em paz, rica e próspera? Ainda não”, completou.

Carreira

De 1996 a 2011, Renato Machado foi o editor-chefe e apresentador do “Bom Dia Brasil”, sendo substituído pelo jornalista Chico Pinheiro, que assumiu a bancada do telejornal ao lado de Renata Vasconcellos.

Apresentou o “Jornal da Globo” em 1982 e 1983 e o “RJTV” entre 1989-1990. Também foi um dos eventuais apresentadores do “Jornal Nacional”.

Começou sua carreira no rádio em 1970. Em mais de 40 anos de profissão, o repórter, apresentador e editor passou pela rede BBC, de Londres. Mais tarde, passou pelo Jornal do Brasil e pela extinta Rede Manchete.

Fonte: Portal Imprensa