Não é fácil superar a saudade de quem já morreu. Relembrar momentos e revisitar locais marcantes estão entre os gestos que fazem esse vazio seja preenchido, mesmo que de maneira momentânea. Agora imagine tirar uma foto, ou até mesmo conversar com quem já se foi? Um aplicativo desenvolvido na Coreia do Sul quer ‘encurtar’ essa distância permitindo este tipo de ‘interação’ com pessoas que já morreram.
Um sistema de inteligência artificial capaz de responder perguntas e interagir é responsável pela ‘mágica’. O aplicativo que ganhou o nome de With Me, ainda está em fase de desenvolvimento e funciona como um scanner 3D que recria digitalmente as pessoas enquanto estão vivas, criando uma espécie de backup.
Um avatar, capaz de responder com gestos, palavras e até posar para fotos é salvo e fica disponível digitalmente. No entanto, a voz não é armazenada e a conversa fica com o aspecto de robotizada. “Eu criei por experiência própria. Minha avó faleceu há alguns anos e me arrependi de não ter tirado fotos com ela, porque eu não tinha nenhuma lembrança”, disse a criadora, Eun Jin Lim.
Mesmo parecendo algo estranho ela acredita que o aplicativo será um sucesso. A ideia é que no futuro todos os smartphones tenham a tecnologia de escaneamento em 3D, onde o processo poderá ser feito sem nenhuma dificuldade.
Se o aplicativo terá uma boa aceitação ou não é impossível saber, mas é certo que, curtir o melhor que as pessoas têm para oferecer ainda em vida é a maior garantia de felicidade.
Fonte: O viral