O primeiro lugar no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi conquistado por um detento da Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em João Pessoa.
Graças ao trabalho árduo e maravilhoso dos educadores da Unidade Prisional, além de todos os Agentes Penitenciários que viabilizam a efetividade do processo educativo, teremos um futuro bibliotecário egresso do sistema penal.
Destacamos que um dos maiores incentivadores da Educação intramuros do cárcere na Geraldo Beltrão é o seu Diretor João Rosas – Agente Penitenciário e atual Administrador da Penitenciária. João também é professor e destaca que:
A educação é sem sombra de dúvidas, o instrumento mais eficaz de transformação social. Já dizia nosso patrono da educação nacional, Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda”, sábias palavras que levo em todos os momentos da minha atuação como profissional do sistema penitenciário e educador.
Que outras casas de detenção possam se inspirar na administração do João, que nos provou que é sim possível fazer da Educação o caminho – talvez único, no combate da criminalidade e torná-la ferramenta de ressocialização do apenado dentro do convívio social em sua vida extramuros prisional.