Ana Maria Braga cometeu uma gafe que causou revolta entre os internautas nesta terça (28). Em papo com Tati Machado sobre os próximos capítulos de Renascer, a apresentadora questionou qual pronome deveria ser usado ao se referir a Buba, personagem de Gabriela Medeiros. “A Buba ou o Buba?”, disparou ela, que foi imediatamente informada pela repórter. “A Buba, é uma mulher”, afirmou.
Ao falar sobre o capítulo de segunda (27) da novela das nove, a veterana da Globo comentou justamente a conversa em que José Augusto (Renan Monteiro) defendeu Buba para José Inocêncio (Marcos Palmeira). No papo, ele explica que a personagem nasceu homem mas sempre se identificou como mulher.
Ainda assim, Ana Maria Braga questionou Tati Machado sobre o pronome que deveria ser usado ao se referir à personagem. “O capítulo de ontem, nossa… Foi antológico. Aquela conversa do Augusto defendendo a Buba”, começou ela, até que faz uma breve pausa. “A Buba ou o Buba?”, perguntou.
“A Buba. É a Buba mesmo. É uma mulher”, reforçou Tati Machado. “Na verdade, o Inocêncio foi envenenado pela Eliana [Sophie Charlotte] e resolveu tomar satisfação com o filho sobre a Buba ser uma mulher trans”, complementou a repórter, antes de exibir a cena em questão.
Augusto afirma no trecho que Buba é uma mulher como qualquer outra e questiona a ignorância e preconceito do pai. “E não apanhou, hein?”, soltou Ana Maria Braga no fim da cena. “Mas é maravilhoso. Acho que serve para todo mundo. A gente tem que respeitar a opção das pessoas, seja qual for. É dela, né?”, afirmou a apresentadora.
As falas de Ana Maria Braga causaram revolta entre os internautas que acompanhavam o Mais Você. “Tá meio difícil ver a Ana Maria Braga no Mais Você perguntar se deve falar ‘a Buba ou o Buba’ para se referir a uma mulher trans e depois dizer que todos devem respeitar a ‘opção’ de cada um, quando a transexualidade, na verdade, não é uma opção. Adoro ela, mas tá sofrido”, reclamou um usuário do X, o antigo Twitter, identificado como Daniel B.
“A Ana Maria Braga ainda cometendo o mesmo erro de sempre: ‘É o Buba, ou a Buba?’. Me respeita, Ana, você vê o que quando olha a personagem, um homem ou uma mulher? Ali já está sua resposta, vemos nitidamente uma mulher, então a Buba! Tão simples!”, escreveu Edelson Hames.
“Outra coisa que insistem em falar: ‘Cada um com sua opção!’. Poxa, já falamos tanto, não é opção, não escolhemos ser isso ou aquilo, apenas somos”, complementou.
“Ana Maria cagand* de novo com falas preconceituosas. ‘O Buba’ e ‘a gente tem que respeitar a opção das pessoas’. Será que vão usar a desculpa da idade de novo?! Se ela é velha demais pra aprender, talvez também seja velha demais pra continuar no ar fazendo um programa ao vivo”, detonou Andréa Alves.
“Dois mil e vinte quatro, e a Ana Maria Braga perguntando se chama uma mulher trans que se chama Buba de ‘a Buba’ ou ‘o Buba’ e complementa: ‘A gente tem que respeitar a opção das pessoas’. Globo, o treinamento de diversidade está ruim, hein?” soltou um internauta chamado JR Dantas.
Notícias da TV