Amiga de Paulo Gustavo, Ingrid Guimarães contou que o ator fez de tudo para evitar ser contaminado pela Covid-19. Segundo a famosa, o humorista se isolou em sua casa para fugir do contato com a doença.
“O Paulo era um cara que estava completamente paranoico, estava na casa dele, na Serra, ele se cuidava muito mesmo”, relatou durante participação no “Encontro com Fátima Bernardes”, nesta segunda-feira (3).
Ingrid também afirmou que é difícil acreditar que alguém com a idade do amigo tenha ficado tão mal com a Covid. “A gente nunca ia imaginar que um cara de 42 aos ia ficar grave como ele ficou.”
A atriz ainda falou sobre as orações que Paulo Gustavo tem recebido, vindas do Brasil inteiro. “Ele uniu a direita, a esquerda, todas as camadas do público. É o Brasil orando.”
Por fim, Guimarães mostrou otimismo quanto à recuperação do comediante. “Eu tenho certeza que a oração está fazendo efeito. A oração do Brasil inteiro. […] Continuem orando, que a gente tem certeza de que ele vai sair dessa”, pediu.
Paulo Gustavo está internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, há quase dois meses.
Relembre:
Paulo Gustavo foi internado em 13 de março. A informação, porém, só foi divulgada à imprensa no dia 15. Na ocasião, não se especulava a seriedade do caso. A princípio, o que se sabia era que o marido de Thales Bretas iria apenas acompanhar, assistido pelos médicos, a evolução de seu quadro de Covid-19.
Sem conseguir combater o avanço da doença em seus pulmões, o humorista precisou ser intubado, no dia 21 de março. De acordo com o boletim médico, a decisão foi tomada por precaução e a ideia era evitar que o quadro dele se agravasse.
“Foi sedado e intubado para que a cura consiga se estabelecer em seus pulmões sem cansá-lo tanto com a falta de ar que o incomodava”, relatou Thales no Instagram na época.
Boa notícia
Em 25 de março, os médicos se mostraram confiantes na recuperação do ator, após Paulo apresentar uma discreta melhora. Em mensagem da família compartilhada com a imprensa dias depois, os parentes afirmaram: “Ele apresentou sinais mais evidentes de recuperação da função pulmonar, corroborados por uma tomografia computadorizada realizada hoje. A cada dia temos mais certeza da sua plena recuperação, cuja data ainda não é previsível”.
ECMO
No dia 3 de abril, Paulo Gustavo deu início à terapia por ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea – uma máquina capaz de agir como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos. Inovador, o tratamento custa cerca de R$ 30 mil por dia.
Doação de sangue
Já em 7 de abril, Thales Bretas revelou que Paulo precisou fazer uso de bolsas de sangue. Por essa razão, aproveitou para pedir para que amigos e fãs doassem mais sangue para repor os estoques dos hospitais, uma vez que muitos pacientes necessitam disso para sua recuperação. Claudia Raia e o marido foram dois dos famosos que atenderam ao pedido do companheiro do ator.
Agravamento
No dia 11 de abril, o boletim médico indicou a gravidade do caso de Paulo Gustavo e explicou, dentre outras coisas, que o famoso necessitava do auxílio de aparelhos para se manter com vida. “Todos os equipamentos necessários para o suporte da vida, como a ventilação mecânica e a ECMO, continuam sendo necessários.”
Pneumonia Bacteriana
Em 26 de abril, a equipe médica celebrou uma semana inteira de estabilidade do famoso: “Há cerca de sete dias não surgem complicações relevantes, fato que aumenta as nossas esperanças na boa recuperação do paciente”, dizia a nota. Contudo, Paulo Gustavo foi diagnosticado com uma pneumonia bacteriana. “Apesar disso, as evidências de melhora na função pulmonar têm surgido. Em alguns momentos, o paciente mostra sinais discretos de interação com o meio, apesar do uso de sedativos”, destacava o boletim.
Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: famosidades