Carnaval

Acadêmicos de Niterói vence Série Ouro e sobe ao Grupo Especial do Rio

A Acadêmicos de Niterói é a campeã da Série Ouro do carnaval do Rio de Janeiro. O resultado da apuração foi divulgado hoje (6)

Acadêmicos de Niterói vence Série Ouro e sobe ao Grupo Especial do Rio

A Acadêmicos de Niterói é a campeã da Série Ouro do carnaval do Rio de Janeiro. O resultado da apuração foi divulgado hoje (6) em um hotel na Barra da Tijuca. A agremiação garante, assim, um lugar nos desfiles do Grupo Especial em 2026.

Com o enredo Vixe Maria, a azul e branca celebrou a cultura popular das quadrilhas de festas juninas. Criada em 2018, a escola de samba teve trajetória meteórica. Ela entrou diretamente na Série Ouro em 2023, depois de receber os direitos de desfile na categoria diretamente da Acadêmicos do Sossego, de Niterói.

Em 2025, apenas no terceiro desfile na avenida, conseguiu o feito de subir para o Grupo Especial.

A classificação final da Série Ouro desse ano teve como cinco primeiras colocadas, além da campeã, Estácio de SáPorto da PedraUnião da Ilha e União de Maricá.

As duas últimas colocadas – São Clemente e Tradição – foram rebaixadas para a Série Prata, que desfila na Estrada Intendente Magalhães, no Campinho, zona norte.

Por causa do incêndio em uma fábrica de fantasias ocorrido no início de fevereiro, as escolas Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte não puderam concorrer ao título, nem foram rebaixadas. Elas foram as principais afetadas. Ou seja, apenas 13 das 16 escolas de samba foram avaliadas.

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando Botafogo Samba Clube e Tradição subiram da Série Prata, apenas uma escola da terceira divisão vai subir para a Série Ouro em 2025.

Fonte: Agência Brasil EBC
Créditos: Polêmica Paraíba