palco sagrado

A presença feminina brasileira marca o Instrumental Sesc Brasil de Março

Há mais de 40 anos, o Instrumental Sesc Brasil é considerado um palco sagrado da música instrumental brasileira e vem se destacando como um polo difusor de grupos e músicos consagrados e novos talentos.

Foto: divulgação

Há mais de 40 anos, o Instrumental Sesc Brasil é considerado um palco sagrado da música instrumental brasileira e vem se destacando como um polo difusor de grupos e músicos consagrados e novos talentos.

Semanalmente, os shows acontecem às terças-feiras, 19h, no palco do Teatro Anchieta do Sesc Consolação, e, hoje, com as transmissões ao vivo pelo canal YouTube do ISB, alcança um público que atravessa as fronteiras brasileiras, situado em diferentes países, como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Argentina, Chile, entre outros.

No mês de março, reúne mulheres do protagonismo musical de diferentes regiões: Suka Figueiredo (São Paulo), Patty Kiss com participação especial de Armandinho Macedo (Bahia), Nara Pinheiro (Minas Gerais) e Deborah Levy (Rio de Janeiro). E, em todos os meses, vem buscando ampliar a presença feminina no ramo instrumental, com a participação de uma musicista em sua programação.

Para abrir o mês, no dia 7, a saxofonista, compositora e produtora musical Suka Figueiredo apresenta o show “Afrolatina”, nome de seu primeiro álbum, lançado em julho de 2022. O disco, com sons de matriz africanas, representa a conquista de uma mulher negra dentro da música instrumental brasileira, um espaço ainda dominado por homens brancos, marcando a história e servindo de referência para as jovens instrumentistas que estão surgindo. Com Suka Figueiredo (saxofone), Fábio Leandro (teclado), Raphael Sampaio (trompete), Yara Oliveira (bateria), Rafael Acerbi (guitarra), Felipe Pizzutiello (baixo), Marina Bastos (flauta transversal) e Valentina Facury (percussões).

No dia 14, é a vez da gênese da música brasileira na interpretação de Patty Kiss e banda, oportunizando o convívio com a sonoridade única de um dos poucos instrumentos genuinamente brasileiros: a guitarra baiana, criada e perpetuada pelo convidado da noite, Armandinho Macedo. A banda é formada por Patty (guitarra baiana/bandolim), Armandinho Macedo (guitarra baiano), Emanuel Magno (percussão), Giovani Goulart (piano/teclado), Robinson da Cunha (bateria), Márcio Carvalho (baixo) e Nilton Carneiro (sax/flauta).

Na terça seguinte, 21, sobe ao palco uma das vencedoras do Festival BDMG Instrumental de 2022, Nara Pinheiro, flautista, cantora, compositora e mestranda em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No show, apresenta suas composições para o disco “Tempo de vendaval”, com lançamento previsto para 2023, e convida a flautista, saxofonista, compositora e arranjadora Mariana Zwarg.

Para encerrar a programação do mês, dia 28, a compositora e pianista carioca Deborah Levy apresenta show referenciado em “Nossa Melhor Visão de Mundo”, seu segundo álbum autoral. Sua produção se iniciou durante a pandemia da covid-19 e parte de um olhar sensível ao processo da humanidade no momento, baseado numa visão holística da artista – que provoca, através da música, a reflexão sobre uma nova visão de mundo. O show apresenta todas as composições do projeto em sua concepção.  Com Deborah (piano e teclado), Márcio Bahia (bateria), Rodrigo Villa (contrabaixo acústico e elétrico) e José Arimatea (trompete e fluguelhorn).

Serviço:

Instrumental Sesc Brasil

Terças, às 19h.

Teatro Anchieta (Sesc Consolação) – 280 lugares

Transmissão ao vivo pelo youtube.com/instrumentalsescbrasil

GRÁTIS – Retirada de ingressos no dia do show, a partir das 12h no portal ou das 14h nas bilheterias do Sesc São Paulo

7/3 – Suka Figueiredo (São Paulo)

14/3- Patty Kiss. Participação especial de Armandinho Macedo (Bahia)

21/3 – Nara Pinheiro (Minas Gerais)

28/3 – Deborah Levy (Rio de Janeiro)

Transmissão ao vivo e interação com o público       

Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil (www.youtube.com/instrumentalsescbrasil). Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.

Inscreva-se também no canal https://www.youtube.com/sescsp e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.

Instrumental no SescTV        

Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.

Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 em sesctv.org.br/agoranatv. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.

Para sintonizar o SescTV:

Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga.

Nas redes sociais: @sesctv

Teatro Anchieta      

Teatro Anchieta já foi considerado o melhor teatro da cidade pela VEJA SP, em 2008. Localizado no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, de dança e da música, como o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979) – uma das maiores pianistas brasileiras da história – em 1967, em sua inauguração. O Teatro possui 280 lugares, inclusive assentos para pessoas com necessidades especiais, e abriga uma programação diversificada de música, teatro, dança e conferências. Em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.

Sesc Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo

600 metros do Metrô Higienópolis-Mackenzie

Informações: (11) 3234-3000

sescsp.org.br/consolacao

Facebook, Instagram e Twitter: /consolacao

Transmissão ao vivo em: youtube.com/instrumentalsescbrasil

Horário de Funcionamento

Terça a sexta, das 10h às 21h30

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba