Historias 50 anos

Gutemberg participou de campanha para cidadania para figura polêmica

Gutemberg participou de campanha para cidadania para figura polêmica

 O ano era1998, e a Câmara Municipal de Cajazeiras negou o título de Cidadã Cajazeirense a Maria de Jesus, a lendária Lilia das Mangueiras, uma propositura do vereador Severino Dantas.

Na época, a Câmara Municipal de Cajazeiras negou-lhe o título de Cidadã Cajazeirense, uma propositura do vereador Severino Dantas (PT). A repercussão foi imensa, quando recebeu o simbólico diploma de “A mulher que ensinou Cajazeiras a amar”.

A repercussão foi imensa com matéria exibida no programa Fantástico da Rede Globo. A reportagem foi gravada pela jornalista Beatriz Castro, repórter principal da Globo Nordeste, afiliada que funciona em Recife.  

Na reportagem aparecem várias personalidades de Cajazeiras, entre eles, o advogado e ex-deputado Jeová Campos e o jornalista Gutemberg Cardoso que encabeçaram uma campanha com adesivos de apoio popular para a aprovação da matéria rejeitada na câmara municipal. Gutemberg que à época possuía uma empresa de publicidade na cidade, confeccionou um título honorário de A mulher que ensinou a Paraíba a amar, uma alusão ao título que dá a cidade de Cajazeiras como a terra que ensinou a Paraíba a ler.

Lilia morreu na tarde no dia 20 de abril de 2021, em sua residência, no Bairro das Capoeiras, zona sul de Cajazeiras aos 82 anos.

Assista a matéria do Fantástico