Durante reunião na tarde desta segunda-feira (7), no Palácio da Redenção, na Capital, a secretária de Saúde do Estado, Fernanda Abath, afirmou que na Paraíba já são 316 casos suspeitos de microcefalia. “É importante nós destacarmos que os casos ainda são suspeitos, porque além dos exames de imagem, nós precisamos de outros exames para a confirmação total da doença”, disse Abath.
A secretária esclareceu que dentro do universo de casos suspeitos, até o momento só foram confirmados dois. Duas gestantes que são do município de Juazeirinho realizaram diversos exames e houve a confirmação da microcefalia e ainda a comprovação de que existia a presença do Zica Vírus no liquido amniótico.
O decreto de emergência editado na Paraíba tem por objetivo combater e controlar o mosquito aedes aegypti, vetor do Zica Vírus, da dengue e da Chikungunya. “Estamos trabalhando em caráter multidisciplinar para traçar medidas que possam surtir efeito na luta contra o mosquito, o plano do Estado provavelmente será aprimorado em reunião com a presidente Dilma Rousseff e ainda com outros governadores do país, nesta terça-feira (8)”, reiterou a secretária.
Na reunião também foi anunciada a contratação de 200 agentes de saúde para combate de endemias. Os profissionais serão selecionados pelo Governo do Estado, por meio de um processo seletivo e serão encaminhados aos municípios que apresentam risco elevado e foco intenso do mosquito. “Estamos nos preparando da melhor forma possível para enfrentar o problema. Estamos renovando o estoque de larvicida. Eu mesma fiz o pedido ao Governo Federal e receberemos o reforço de mais agentes de saúde, além de trabalharmos na orientação à sociedade”, assegurou.
Click PB