Logo após o fechamento das primeiras urnas, às 17h (horário de Brasília), o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, fez um balanço do segundo turno. Dados apresentados pelo ministro mostram uma redução de aproximadamente 69% das ocorrências em relação ao primeiro turno.
De acordo com números apresentados até às 17:04h, foram registradas 1002 ocorrências contra 3251, na primeira parte do pleito. Além disso, foram 126 prisões, no segundo turno, contra 929, no dia 7 de outubro.
“Comparativamente ao primeiro turno, nós tivemos uma redução muito significativa. No segundo turno, a tranquilidade foi majoritária. É uma demonstração da maturidade do eleitorado, os conflitos esperados não ocorreram”, avaliou Jungmann.
Fake News
Durante o pronunciamento, o ministro Raul Jungmann alegou que a manifestação do governo contra as fake news foi eficaz, o que, segundo ele, reduziu a força das notícias falsas.
“Aquela tempestade de fake news, trazendo fraudes sobre as urnas eletrônicas que eram inexistentes, praticamente deixou de existir. A mensagem de que não há anonimato nas redes sociais ou impunidade chegou àqueles de má fé que queriam desfazer a credibilidade do sistema e da urna eleitoral”, afirmou.
Fonte: Correio Braziliense
Créditos: Correio Braziliense