O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou, nesta terça-feira (21), o sorteio da ordem que os candidatos ao governo do estado, senado, deputados federais e estaduais aparecerão no guia eleitoral. A propaganda no rádio, inclusive comunitárias, e na TV começa no próximo dia 31 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes das eleições.
Pela ordem, o candidato ao governo da Paraíba pela coligação ‘A Força do Trabalho’, João Azevedo (PSB), será o primeiro a aparecer no guia eleitoral. Em seguida, abre o guia o candidato da coligação ‘Força da Esperança’, Lucélio Cartaxo (PV), seguido por Rama Dantas (PSTU), José Maranhão (MDB), que encabeça a coligação ‘Porque o Povo Quer’, e Tárcio Teixeira (PSOL).
O guia para o Senado Federal será aberto pela coligação “Porque o Povo Quer”, que tem como candidato Roberto Paulino (MDB). O segundo a ser sorteado foi o PSOL, que tem como candidatos ao senado Nelson Júnior e Nivaldo Mangueira. Logo em seguida, para ordem, serão os candidatos da coligação “A Força do Trabalho”, que tem como candidatos ao senado os deputados federais Luiz Couto (PT) e Veneziano (PSB). Por fim vem a Força da Esperança, com os candidatos Cássio Cunha Lima (PSDB) e Daniella Ribeiro (PP).
Para deputado federal, vai iniciar o PSOL, seguido pelo PRP, Coligação a Força da Esperança 3, Partido Novo, Força da Esperança 1, Força do Trabalho 2, Força do Trabalho 1, Porque o Povo Quer, Força da Esperança 5. Já para o cargo de deputado federal, o guia do candidatos terá a seguinte ordem: Patriotas, Coligação A Força do Trabalho 4, Coligação A Força da Esperança 2, A Força do Trabalho 5, A Força da Esperança 4, A Força do Trabalho 3, Porque o Povo Quer e PSOL.
Conforme a legislação eleitoral, o guia eleitoral será veiculado no rádio às 7h e às 12h, já na televisão, a propaganda ocorrerá às 13h e às 20h30. O guia dos candidatos à presidente da República e para deputado federal será veiculado às terças, quintas e sábados. Já os dos guias dos candidatos aos cargos de governo do estado, Senado e deputados estaduais nas segundas, quartas e sextas-feiras.
O sorteio foi conduzido pelo vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho. “Concluímos a reunião, sempre no propósito de fazer bem a eleição. Temos um compromisso com a democracia e ele vai desde a geração da propaganda e os partidos com o material que vai ser exibido. a Justiça espera que seja uma campanha propositiva que oriente e informe e convença o eleitor do propósito a que pretende ao disputar ao cargo”, afirmou.
Debate
Antes do sorteio, houve um debate entre representantes de partidos e de emissoras de rádio e televisão sobre o meio de envio dos guias eleitorais pelas coligações e partidos às emissores de rádio e TV, bem como sobre os horários ideais para a entrega das mídias.
Os advogados de partidos defenderam a tese de entrega via e-mail, o que é previsto pela legislação eleitoral. Os representantes de emissoras de rádio e TV questionaram, no entanto, a dificuldade para comprovar o recebimento e o risco de punição por falhas na transmissão do guia.
O desembargador Carlos Martins Beltrão Filho disse que, apesar de tentar um consenso, a legislação será cumprida. “Bom deixar claro que a legislação prevê punições em caso de descumprimento do que prevê a Lei das Eleições em relação à transmissão do guia eleitoral”, disse.
Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba