O estatístico Paulo de Tarso, diretor do Insituto de Pesquissa CONSULT, resgistrou a primeira pesquisa de intenção de voto da Paraíba às vésperas do início da campanha.
A pesquisa, bancada pelo próprio bolso, é uma contribuição para a sociedade, segundo Paulo. “Nunca teve uma eleição que chegasse num período desse e não tivesse uma pesquisa registrada. Todos os estados tem pelo menos três ou quatro pesquisas já feitas, no Rio Grande do Norte já foram dez pesquisas registradas. E na Paraíba, nenhuma”.
Com divulgação prevista para essa terça feira (14) Paulo reitera que a pesquisa não foi contratada por ninguém e que ele está avaliando “o melhor caminho que atinja a maior parte da Paraíba”: “Eu não fechei com nenhum veículo de comunicação e nem vou fechar, quero distribuir para a imprensa de um modo geral”. Ele diz que quer participar do processo eleitoral.
A pesquisa irá entrevistar 2 mil pessoas e tem um questionário voltado para os nomes de deputados federais e estaduais. Paulo garante que esses nomes também serão divulgados na pesquisa.
Ele também espera que a pesquisa da Consult irá estimular outros institutos, veículos de comunicação e coligações a realizarem mais pesquisas: “O eleitor está tão apático em relação às eleições, ele não tá querendo saber de nada. E uma discussão sobre o resultados das eleições pode mudar isso”.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba