Além de uma crise de saúde pública que tirou a vida de 50 mil brasileiros e infectou 1 milhão de pessoas no país, o novo coronavírus e as rígidas medidas de isolamento social, que segundo as autoridades são necessárias para conter a pandemia, foram responsáveis também pelo fechamento de milhares de empresas e de vagas de emprego, causando um colapso econômico sem precedentes.
Sem falar no efeito macro, com previsão de queda acentuada do Produto Interno Bruto (PIB) e de outros indicadores este ano, a crise atingiu de imediato as finanças das famílias, especialmente as de baixa renda, que receberam o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal para sobreviver em meio à paralisação do comércio, da indústria e de outros setores econômicos.
No lar de milhões de famílias, contas deixaram de ser pagas, dívidas se acumulam e projetos que estavam saindo do papel foram interrompidos.
Mas, em meio a tantas incertezas, será que há o que fazer para manter as finanças em dia? A reportagem do Polêmica Paraíba ouviu o economista Werton Oliveira, que preparou dicas para quem perdeu parte da renda durante a crise. Segundo ele, apesar da situação econômica complicada, há estratégias que podem atenuar os efeitos da crise e contribuir para a saúde financeira individual e familiar.
Uma das saídas, é o uso das redes sociais, aliadas nesses tempos de isolamento. Se a pessoa não pode sair na rua para vender seu produto, pode fazê-lo num ambiente virtual e sem fronteiras. Mas é importante ficar atento, também, às dívidas mais urgentes e importantes, além de evitar gastos desnecessários.
“É importante que as pessoas busquem uma alternativa. Se ela tem habilidade na parte de culinária, ela desenvolva aquela habilidade e ofereça nas mídias sociais. Se ela tem habilidade na área de beleza, que faça também, busque uma saída para criar uma renda extra”, disse Werton.
Abaixo, perguntas e respostas com dicas para quem quer manter as finanças em dia.
Para quem perdeu renda, qual a estratégia que deve ser adotada? E o que fazer para não se enrolar com as dívidas? (Ouça abaixo)
Como manter as contas em dia e quais devem ser priorizadas? (Ouça abaixo)
Algumas pessoas estão preocupadas com o Score, pontuação utilizada para concessão de crédito. O que fazer para preservar ou até aumentar a pontuação nesse período? (Ouça abaixo)
Que outras dicas você deixa para quem pensa em sentir minimamente os efeitos da crise e manter a saúde financeira? É possível isto? (Ouça abaixo)
https://youtu.be/vhmHtSVkWsU?t=153
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Felipe Nunes e Werton Oliveira