Levantamento

Paraíba é o 2º estado da região Nordeste com mais pessoas que conseguiram limpar o nome em 2025

Em escala de Brasil, o estado segue em 7º lugar

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal
Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

Paraíba - A Paraíba é o 2º estado da região Nordeste com mais pessoas que conseguiram limpar o nome em 2025. Em comparação ao restante do Brasil, o estado permanece em 7º lugar, somando cerca de 65,1% de recuperação de crédito.

Do total de dívidas dos consumidores vencidas no mês de setembro de 2024, 60,6% acabaram sendo regularizadas em até 60 dias da negativação.

Conforme o levantamento, no detalhamento das Unidades Federativas (UF’s), o Ceará obteve o maior destaque, regularizando 70,3% das contas no vermelho neste período de tempo.

Por outro lado, o Distrito Federal apresentou o menor índice no quesito, já que registrou apenas 37,5%. Importante ressaltar, que débitos com valores acima de R$ 10 mil passaram a ser prioridade.

“As dívidas de maior valor, como financiamentos de veículos e imóveis, costumam ser as mais onerosas e podem resultar na perda dos bens por falta de pagamento. Dessa forma, os consumidores costumam dar prioridade ao pagamento desses compromissos”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Acima de tudo, Camila evidencia que, a comparação entre setembro de 2024 com igual período em 2023 aponta um crescimento, ainda que pequeno.

“Indica uma elevação modesta na recuperação das dívidas, o que reforça a dificuldade das pessoas em acertar suas contas diante o contexto de alta taxa de juros e aceleração da inflação alta taxa de juros e da inflação”, finalizou.