Paraíba - A Paraíba é o 2º estado da região Nordeste com mais pessoas que conseguiram limpar o nome em 2025. Em comparação ao restante do Brasil, o estado permanece em 7º lugar, somando cerca de 65,1% de recuperação de crédito.
Do total de dívidas dos consumidores vencidas no mês de setembro de 2024, 60,6% acabaram sendo regularizadas em até 60 dias da negativação.
Conforme o levantamento, no detalhamento das Unidades Federativas (UF’s), o Ceará obteve o maior destaque, regularizando 70,3% das contas no vermelho neste período de tempo.
Por outro lado, o Distrito Federal apresentou o menor índice no quesito, já que registrou apenas 37,5%. Importante ressaltar, que débitos com valores acima de R$ 10 mil passaram a ser prioridade.
“As dívidas de maior valor, como financiamentos de veículos e imóveis, costumam ser as mais onerosas e podem resultar na perda dos bens por falta de pagamento. Dessa forma, os consumidores costumam dar prioridade ao pagamento desses compromissos”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Acima de tudo, Camila evidencia que, a comparação entre setembro de 2024 com igual período em 2023 aponta um crescimento, ainda que pequeno.
“Indica uma elevação modesta na recuperação das dívidas, o que reforça a dificuldade das pessoas em acertar suas contas diante o contexto de alta taxa de juros e aceleração da inflação alta taxa de juros e da inflação”, finalizou.