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Natura abre sua primeira loja física no Nordeste

A empresa não divulga os estados que devem receber as próximas lojas. “Estamos priorizando a nossa chegada ao Nordeste, mas com planejamento de expansão com outras oportunidades”, diz Paula Andrade, diretora de varejo da Natura.

Natura abre sua primeira loja física no Nordeste

Natura inaugura na sexta-feira (10) sua primeira loja no Nordeste. Com isso, o número de pontos de venda físicos da empresa no Brasil passa para 38, em 10 estados.

A loja será inaugurada no Shopping Barra, em Salvador. Ela faz parte do plano de expansão da empresa, que até o final do segundo trimestre pretende abrir mais 8 lojas (número que, no entanto, ainda pode mudar).

A empresa não divulga os estados que devem receber as próximas lojas. “Estamos priorizando a nossa chegada ao Nordeste, mas com planejamento de expansão com outras oportunidades”, diz Paula Andrade, diretora de varejo da Natura.

Com a inauguração da loja em Salvador, a única região em que a empresa não possui uma loja física é o Norte. “Faz parte dos nossos planos, com certeza”, diz Andrade. “Primeiro por conta da extração dos ativos que compõem os produtos da Natura, e pelas comunidades. E porque, obviamente, temos uma fábrica em Benevides (PA). Faz todo o sentido estarmos lá.”

No primeiro trimestre de 2019, as vendas na Natura no Brasil totalizaram cerca de R$ 1,15 bilhão. A empresa não divulga a divisão dos resultados por região. O número representa uma redução de 1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No comunicado em que divulgou o resultado, no dia 2 de maio, a empresa creditou a redução ao enfraquecimento do mercado interno.

Mas Andrade diz que, apesar do cenário da economia, o plano é continuar levando a diante o plano de expansão. “O varejo é vital para o futuro da marca. Falar que pararíamos o investimento agora seria o mesmo que diminuir o investimento no futuro da Natura”, diz.

Lojas físicas e consultoras

Apesar da expansão do número de lojas, a Natura diz que a venda por consultoria segue sendo seu principal canal. “A venda direta é o canal mais importante por se tratar do canal de relações. O canal do varejo veio para complementar a venda direta”, diz Andrade. “Nos locais onde abrimos lojas próprias não houve canibalização da consultoria, pelo contrário.”

A diretora diz que as lojas físicas são voltadas “ao cliente principalmente das classes A e B, jovens que não usa o canal de venda direta”.

No primeiro trimestre de 2019, o número de consultoras da Natura diminuiu 2% na comparação com o ano anterior, para 1,1 milhão, mas a quantidade de itens vendidos no Brasil subiu 0,8%.

Fonte: Ekonomy
Créditos: Ekonomy