A valorização dos imóveis sempre foi um dos atrativos do mercado imobiliário de João Pessoa. Entre os anos de 2013 e 2014, a capital paraibana esteve entre as cidades com melhores rentabilidades imobiliárias do país, com uma média acima de 8,5% ao ano.
Com o desaquecimento da economia nacional devido à crise econômica nos anos de 2015 e 2016, o crescimento no preço dos imóveis, medido pelo valor do metro quadrado, também sofreu um revés. A média de valorização local caiu para algo próximo a 5,5% ao ano. Mesmo assim, quando comparado ao mercado nacional, observa-se um resultado positivo, pois de acordo com o Índice de Preço de Imóveis da Fipe/Zap, para o mesmo período de análise, o preço médio do metro quadrado do país não chegou a 1%, e nos últimos dois anos (2017-2018), os resultados foram negativos, ou seja, redução no valor de venda dos imóveis, como mostra o gráfico.
A capital paraibana, ao contrário da maior parte do Brasil, obteve uma valorização expressiva em 2018, acima de 5,80% de janeiro a outubro. Comparando com o indicador nacional, o mercado de João Pessoa é, sem dúvida alguma, um dos mais atrativos do país para o investimento em imóveis.
Para o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon/JP), José William Montenegro Leal, “esses dados são a prova inconteste da recuperação do setor da construção civil no estado”, mostrando que o momento de crise já ficou para trás.
Fonte: Ekonomy
Créditos: Ekonomy