O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba apresentou a 2ª menor alta percentual do país em novembro de 2019. O setor permaneceu estável, em comparação a outubro do mesmo ano e variou 0,1%, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (15).
A variação média brasileira foi de 0,6% e o indicador mais alto foi alcançado pelo estado de Roraima, com uma alta de 9,3%. Já o Rio Grande do Norte e o Amapá apresentaram o menor, uma retração de 0,7%.
No mesmo período de 2018, a pesquisa constatou um crescimento setorial no mês de novembro, quando o estado registrou as maiores variações do Nordeste, tanto no volume de vendas, que teve alta de 6%, como na receita nominal, que aumentou 7,2%, conforme a PMC.
O levantamento indica ainda que o volume de vendas no estado acumula uma retração de 3,3% no período de janeiro a novembro de 2019, tendo em vista o mesmo intervalo em 2018, além de uma queda de 3% nos últimos 12 meses.
Na PMC, a categoria “comércio varejista” não inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. Essas fazem parte do “comércio varejista ampliado”, que é analisado separadamente.
Fonte: G1 PB
Créditos: Polêmica Paraíba